SALVADOR - O presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Constantino de Oliveira Jr., participou na tarde de hoje, dia 2, do Agenda Bahia sobre Turismo, evento promovido pela Rede Bahia, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. Em sua palestra falou sobre “Perspectivas e Desafios para a Copa de 2014 no Brasil e na Bahia”. De acordo com Constantino, cada vez mais a GOL fará rotas sem conexões. “Hoje ainda dependemos de conexões ou escalas que gerem massa critica e que justifiquem uma decolagem”, disse.
“Hoje, observando o fluxo turístico estamos pensando em colocar um Boeing 737-800 fazendo a rota Porto Alegre-Salvador sem escalas. Assim, estaremos liberando assentos de passageiros que teriam que ir até São Paulo para chegar a Salvador”, revelou.
Sobre a Copa de 2014, o presidente da GOL falou que o fluxo de aviões, o trafego aéreo ficará mais intenso durante o Mundial, principalmente por causa do número de voos fretados. “Teremos algum contratempo mas que não afetarão nossas operações no País. A GOL gera uma disponibilidade de 130 mil assentos por dia. O principal é o fato que teremos uma exposição global, uma mídia espontânea enorme. Será a grande oportunidade que teremos de divulgar o Brasil no cenário internacional. Se a impressão for boa teremos benefico, mas se a exposição não for boa teremos problemas no futuro”, afirmou.
Em seguida, ainda como presidente do Salvador e Litoral Norte Convention & Visitors Bureau, Mario Bruni, proferiu palestra. Ainda hoje, o presidente do presidente da Salvador Turismo (Saltur) Cláudio Tinoco, e o ex-presidente da Sauípe S/A, Alexandre Zubaram, participam de debate que tem como tema “Atratividade do turismo, carências e potencialidades”.
Pela manhã, o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm falou sobre “Desenvolvimento Econômico através do Turismo e cenário do setor na Bahia”. Tramm disse que uma das principais medidas para estimular mais visitas internas foi a redução da alíquota do ICMS do querosene de aviação para voos operados dentro da Bahia. “A medida beneficia destinos muito procurados em nosso estado, como Lençóis, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Ilhéus, Barreiras e Caravelas”, disse.
Segundo o secretário, em 2009, a Bahia recebeu 9 milhões de visitantes, o que contribuiu para que o turismo interno foi responsável por 52% deste fluxo. O secretário também disse que outro fator que favorece a expansão do turismo baiano foi a captação de voos internacionais para o estado. “Desde 2007, a Bahia dobrou o número de frequências semanais para outros países. Atualmente, 27 voos internacionais regulares e 18 charters movimentam o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães”, disse, lembrando que antes mesmo de o ano terminar, a Bahia já superou o número de desembarques registrados no ano passado. Em 2009, desembarcaram 2 milhões de pessoas e, até setembro deste ano, 2,3 milhões de passageiros chegaram ao estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário