sábado, 18 de dezembro de 2010

Infraero assume aeroporto de Juazeiro até fim do mês

Estado deve abrir mão do Aeroporto Regional do Cariri, passando-o para a Aeronáutica, que fará outorga à Infraero

Módulos de embarque e desembarque de passageiros devem receber primeiras melhorias
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS

Juazeiro do Norte. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes será incorporado ainda este ano pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A informação foi confirmada pelo vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Barreto Celestino. Com essa definição, será possível, ainda este ano, fazer empenho da emenda da bancada federal do Ceará, da ordem de R$ 26,5 milhões, para melhorias e ampliação do aeroporto (pista e terminal de passageiros). O convênio com o Estado será encerrado em 2012. A crescente demanda do aeroporto nos últimos anos tem sido o motivo de reivindicações da população, pela falta de reformas para acompanhar o processo de crescimento.

O vice-prefeito participou de reunião, quando representou o Município, em audiência com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o deputado federal José Nobre Guimarães. Também participaram o deputado federal e senador eleito, José Pimentel, e o procurador geral do Ceará, José Leite Juca Filho, que representou o governador Cid Gomes na ocasião.

Fora do roteiro

A melhoria no aeroporto tem sido um dos temas polêmicos na região, mobilizando administradores e a própria população com abaixoassinado. A agência de viagens Ópera Romana, do Vaticano, recentemente divulgou roteiro do turismo religioso no Brasil, excluindo Juazeiro. Um dos motivos seria a falta de infraestrutura aeroportuária.

Segundo o vice-prefeito, com essa ação, que deve ser agilizada para se concretizar até o dia 31 deste mês, a Infraero iniciará as obras de instalação dos Módulos Operacionais de Embarque e Desembarque (MOPs). "Para isto ocorrer, o governador Cid Gomes e o Ministro da Defesa irão assinar até o final deste mês um ato, por meio do qual o Estado abre mão de continuar gerenciando o aeroporto, passando então para o Comando da Aeronáutica, que por sua vez fará a outorga para a Infraero", explicou Roberto.

O vice-prefeito lembra ainda que a boa receptividade do ministro Jobim ocorreu coincidentemente com a vinda do presidente Lula ao Cariri, quando o prefeito Manoel Santana entregou um documento pedindo a outorga do Aeroporto para a Infraero. Celestino também reconhece a mobilização dos segmentos de classe juazeirenses como primordial nesta conquista para a região.

Movimento popular

Há mais cerca de cinco meses foi iniciado um movimento popular na cidade reivindicando melhorias no aeroporto regional. A meta na mobilização, que é encabeçada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local e outras instituições, é chegar a pelo menos 70 mil assinaturas.

O processo de licitação para a construção dos módulos operacionais já ocorreu e os serviços devem ser iniciados em breve. O próprio governador Cid Gomes já afirmou em recente vinda à região que, caso não sejam efetivadas as reformas por parte da Infraero, o Estado assumirá as obras necessárias.

O ministro Nelson Jobim entregou a José Roberto um relatório da Secretaria de Aviação Civil com números significativos que mostram a importância do Aeroporto Orlando Bezerra, não apenas no contexto regional, mas também interestadual já que atende aos Municípios nas dividas com os Estados do Pernambuco, Piauí e Paraíba.

Caminhada dos prefeitos

O abaixoassinado organizado pelos lojistas faz parte de uma campanha, iniciada no mês de julho, com uma caminhada dos prefeitos da região sul do Estado. A coleta de assinaturas foi iniciada em cidades da região, com a adesão de entidades lojistas das cidades de Barbalha e Missão Velha e nos Municípios de Brejo Santo, Jardim, Caririaçu e Milagres.

O intuito da campanha foi conscientizar a sociedade da importância do equipamento para o desenvolvimento regional. A meta é fechar o ano com mais de 260 mil usuários dos serviços. Não há definição da data para o final da campanha de adesão da população, mas os organizadores continuam a coleta até obter um número significativo de assinaturas. O processo de melhorias do aeroporto envolve, de urgência, a ampliação da área do terminal.

Abertura

"A boa receptividade do ministro Jobim foi coincidentemente à vinda do presidente Lula ao Cariri"

José Roberto Celestino
Vice-prefeito de Juazeiro do Norte

MAIS INFORMAÇÕES

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE)
Telefones (88) 3572.0700 / 3572. 2118
CDL de Juazeiro (88) 3512.2266

Nenhum comentário:

Postar um comentário