quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Rio terá mais 28 voos para os EUA em 2011

(Foto acima do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão)

Graças ao acordo de céus abertos fechado entre Brasil e Estados Unidos na última sexta-feira, o Rio terá mais 14 voos semanais de empresas brasileiras para aquele país a partir de outubro de 2011, e outros 14 de companhias americanas para a cidade. A mesma política será aplicada aos demais estados brasileiros, com exceção de São Paulo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restringiu novos voos para São Paulo em razão dos gargalos nos aeroportos paulistas.

Em outubro de 2012, serão mais 14 do Rio para os EUA, e vice-versa, bem como para os demais estados. Em 2013 e 2014, o número de frequências muda: serão 14 Rio-EUA (e vice-versa), 21 para os demais estados e 14 para São Paulo, desde que os aeroportos paulistas elevem sua capacidade.

Pelo acordo, o número de frequências (voos de ida e volta) entre os dois países será gradativamente ampliado até 2015. A partir dessa data, não haverá mais limites para o tráfego aéreo entre as duas nações, concretizando a chamada política de céus abertos.

O acordo foi assinado pela Anac e pelo Departamento de Transportes dos EUA. Para entrar em vigor, porém, ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional e pelo Ministério das Relações Exteriores. Os EUA serão o 11º país com quem o Brasil terá acordo de céus abertos.

A ideia é aumentar a oferta de voos, beneficiando o consumidor com preços menores e maior disponibilidade de horários e destinos. Hoje, há voos diretos entre sete cidades brasileiras e 11 americanas. Em 2009, 2,76 milhões de passageiros foram transportados nesses trajetos, colocando os EUA na liderança entre os destinos mais procurados por turistas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário