quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Empresas apontam chuva como causa para vôos atrasados, Infraero nega

Muitos passageiros estavam revoltados com a espera que chegava a mais de 48 horas e os ânimos se exaltaram.


Manaus - Apesar da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) dizer que o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, já opera em condições normais para o final do ano, os problemas com os vôos das operadoras TAM e GOL ainda causam transtornos nesta quarta-feira (22).

No guichê de atendimento da TAM não existe ninguém autorizado a responder pelos problemas com atrasos e cancelamentos de vôos. O mesmo ocorre no balcão da GOL. A orientação dos atendentes é indicar as assessorias de comunicação das operadoras, que são terceirizadas em São Paulo.

A confusão ocorrida na noite de ontem (21) e na madrugada desta quarta foi resolvida com a chegada de uma equipe de Policiais Militares pedida pela empresa TAM. Muitos passageiros estavam revoltados com a espera que chegava a mais de 48 horas e os ânimos se exaltaram.

Na manhã de hoje, a confusão foi transferida para a área de embarque onde só passageiros têm acesso. De acordo com relatos deles, ainda existem pelo menos cinco vôos com partidas atrasadas da operadora TAM.

Segundo o passageiro Sindri Mendes, ele espera desde as 23h35 de terça-feira pela saída do vôo TAM-1751 com destino a São Paulo. “É um absurdo o que estão fazendo com a gente. Nem água eles nos dão. Um desrespeito com a gente que espera há mais de 11 horas pra sair daqui. Esse vôo iria me deixar em São Paulo, onde eu iria pegar outro para Florianópolis e não tenho nenhuma informação do que houve”, lamenta.

Infraero diz que tudo está normal

Apesar do atraso na partida de pelo menos dez vôos na manhã desta quarta-feira (22), entre meia-noite e 8h, a Infraero acredita que o Aeroporto Eduardo Gomes já opera normalmente.

Ainda segundo a Infraero, o apagão aéreo provocado pelo mau tempo durou aproximadamente 12 horas e foi a principal razão para as alternâncias de vôos que vinham para a capital, e como conseqüência, os atrasos ocorridos nos últimos dias, mas que a partir de hoje as companhias aéreas não poderiam mais usar essa desculpa como motivo para novos problemas.

Na segunda-feira (20), o aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens de 13h10 até as 19h30 por conta da forte chuva. Neste período, foram alternados seis vôos para cidade próximas, o que acabou atrasando a decolagem e evidenciando o problema estrutural que passam as operadoras GOL e TAM.

Ontem (21), a situação voltou a complicar entre 1h40 e 7h30 da manhã quando por causa de uma névoa que encobriu a pista do aeroporto. Assim, pousos e decolagens foram novamente suspensos e oito vôos foram alternados.

Para a Infraero, essa combinação de fatores acabou criando o clima de insegurança no aeroporto, e somando-se a ineficiência das companhias em oferecer informações sobre os vôos aos passageiros.

Voos atrasados são rotineiros

Das 21 chegadas programadas para a manhã de hoje, ocorreram apenas cinco atrasos, novamente dos aviões da TAM (4) e da GOL (1). Nas partidas programadas, dos 26 vôos, dez saíram de Manaus com mais de 30 minutos de atraso. Em nenhum dos casos houve cancelamento das viagens.

A reportagem tentou contato com as assessorias das operadoras TAM (11 – 5582-8153 begin_of_the_skype_highlighting 11 – 5582-8153 end_of_the_skype_highlighting) e GOL (11 – 9306-5052 begin_of_the_skype_highlighting 11 – 9306-5052 end_of_the_skype_highlighting). A TAM informou que iria divulgar uma nota sobre o assunto no final da tarde. A GOL não atendeu a reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário