segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reativação do antigo terminal ameniza situação crítica do Salgado Filho

Aeroporto está operando com 50% acima da capacidade máxima.

O terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o mais estrangulado entre os principais do país, continuará a operar acima de sua capacidade pelo menos ao longo do primeiro semestre de 2011. A reativação do terminal antigo, no fim de semana passado, só ameniza a situação crítica.

O prédio tirado da aposentadoria expande em cerca de um terço o número de passageiros que o aeroporto é capaz de atender, mas em 2010 o Salgado Filho já funcionou 50% acima de sua capacidade. A Infraero promete uma solução até junho ou julho.

Projetado para até 4 milhões de passageiros ao ano, o terminal 1 opera acima dessa capacidade desde 2007 — ou seja, ficou saturado quando tinha seis anos de operação. No ano passado, transportou 1,6 milhão de pessoas além do limite — 40% a mais do que deveria, o pior índice entre os grandes aeroportos brasileiros. A projeção para 2010 é de 6,2 milhões de passageiros (50% acima da capacidade).

— As pessoas vão começar a bater umas nas outras, vai faltar fluidez e vão ocorrer mais atrasos. Ocorre uma degeneração geral dos serviços, até chegar ao colapso — explica Cláudio Pinto Alves, professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Estudo publicado neste ano pela consultoria McKinsey por encomenda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revelou que, nas horas de pico, Porto Alegre tem o pior check-in (203% de utilização) e a pior restituição de bagagens (350% de utilização) entre 18 terminais analisados.

Duas frentes para duplicar capacidade

Para duplicar a capacidade do aeroporto Salgado Filho, os trabalhos são realizados em duas frentes. De um lado, com a reativação do antigo terminal - iniciativa que o especialista em projetos de aeroportos Cláudio Pinto Alves, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, qualifica de "quebra-galho". De outro, com a montagem ao lado do terminal 1 de uma estrutura metálica de emergência, chamada pela Infraero de Módulo Operacional Provisório e que os brasileiros já apelidaram de "puxadinho".

Segundo a Infraero, a reativação do terminal antigo representa já neste fim de ano uma capacidade extra de 1,2 milhão de passageiros ao longo de um ano para o aeroporto, absorvendo 20% do movimento do complexo. As obras, de R$ 2,5 milhões, seguem ao longo de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário