sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Passageiro pode ter dor de cabeça no fim do ano


Previsão deve-se à ameaça de greve dos aeroviários, aumento na demanda e possíveis overbooking

Casablanca investe em serviços, pacotes para shows e cru- zeiros para driblar a internet na venda de passagens

Atenção, turistas. Os atrasos nos voos aéreos devem ser mais recorrentes no período entre Natal e Réveillon. Além da ameaça de paralisação, feita pelos aeroviários, a forte demanda por passagens pode provocar casos de overbooking.

A diretora comercial da Casablanca, Natália Abreu, endossa esta previsão. "Até o ano passado, nós incentivávamos que nossos funcionários saíssem de férias em dezembro. Mas, em 2009, neste período de festas de fim de ano, o serviço de pós-atendimento foi tão movimentado, que vamos liberar para férias a partir do dia 3 de janeiro", afirma a empresária.

Tendência é piorar

Para Fortaleza, 22,5% dos voos domésticos enfrentaram atrasos na última terça-feira, o que representava 16 voos. Abreu diz que a tendência é que a situação piore. Para a diretora, a demanda está muito alta e os comissários de voo não podem ultrapassar determinada carga horária. "Eles já estão trabalhando no limite", afirma. "E a Anac está com um trabalhando de fiscalização muito forte".

Ela afirma que, como o assunto está bem divulgado, o passageiro já vai ao aeroporto com disposição a enfrentar qualquer problema. Mas, se ele for cliente da agência, pode esperar na sala vip da Casablanca no aeroporto ou contar com outros serviços de acordo com o problema. "Investimentos em várias para o turista, porque nosso grande concorrente em vendas de passagens tem sido a internet", explica Abreu.

Para driblar a internet

Ela conta que a empresa tem investido em serviços, como vendas 24 horas, sala vip em aeroportos (Fortaleza e Recife), programação de fidelização, atendimento pós-venda. "São ações para driblar concorrência da internet", esclarece. "O pós-venda dá uma assistência ao cliente em caso de atraso ou perda de voo. Monitoramos o horário de saída e informamos ao cliente. Fazemos o check in antecipado para evitar o overbooking. Fornecemos suporte jurídico. Se ele perder, orientamos sobre qual o próximo voo".

Avaliação e previsões

Assim, Natalia Abreu comemora o resultado de 2010. "Foi um ano de expansão da Casablanca", avalia a diretora.

Para 2011, a Casablanca anuncia que vai trabalhar na linha de incorporar uma redução no faturamento com vendas e passagens e crescimento com pacotes. A alta deve vir com os cruzeiros e viagens para shows em outras cidades.

Eles oferecem pacotes para quem quer assistir os shows de Amy Winehouse, que passa por Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, em janeiro, do Iron Maiden em março e abril no Rio de Janeiro, Brasília e Recife, de Roxette em abril em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e do U2 em São Paulo em abril.

Para cruzeiros, a agência estuda uma parceria com o Siriguella, mas sem detalhes.

Fatias

30% do faturamento da Casablanca são de vendas para público em busca de lazer. 70% são do mercado corporativo

FORTALEZA-MADRID

Agentes otimistas com nova rota

A apresentação do voo da Iberia em Fortaleza foi recebida com otimismo pelo trade turístico. Os agentes de viagem já planejam novos pacotes de viagem para a Europa com preços mais em conta para o cearense.

Para Irmá Cavalcante, sócia da Tour du Monde, a nova rota é importante pois dos voos são mais curtos. Segundo ela, com tarifas aéreas mais baixas, o consumidor também sentirá redução de preço nos pacotes.

De acordo com Flávio Macedo, sócio da Flama Turismo, sem dúvida o intercâmbio entre o Ceará e os outros países será incrementado. "A tarifa está bem acessível e o cearense gastará menos para viajar ao exterior", garante.

A consultora de viagem Gláucia Lima, da Calypso Viagens, compartilha desta ideia. "Os preços vieram até abaixo do que se esperava. Foi uma dádiva esse voo ter vindo. Novos produtos serão oferecidos ao consumidor cearense", comemora.

Transporte de cargas

O turismo não será o único setor da economia a ganhar com os voos regulares de Fortaleza à Europa, via Madrid. De acordo com o secretário Bismarck Maia, outros setores da economia também serão beneficiados com a rota. "Primeiramente, um dos benefícios é estimular a realização de eventos de negócios, congressos e feiras, que não dependem de alta estação para acontecerem. Segundo, a Iberia conta com uma equipe comercial extremamente competente", explica o titular da Setur.

De acordo com Maia, já existe contato comercial da companhia com a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) para que empresas possam utilizar o transporte de cargas para efetivar negócios.

Em entrevista ao Diário do Nordeste em setembro deste ano, o presidente da Adece, Francisco Zuza de Oliveira confirmou a negociação para exportação de flores, utilizando a rota da Iberia. De acordo com ele, a parceria com a Iberia seria um importante passo para facilitar as exportações de flores aos países da Europa, a partir da Espanha. (GN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário