A Infraero apresentou à Anac o cronograma completo de obras no aeroporto internacional de Guarulhos que, no entanto, ainda dependem da aprovação da agência. Além da interdição da pista principal a partir de 27 de março, noticiado ontem aqui no Plantão de Notícias, o órgão propõe várias outras medidas visando, principalmente, as obras necessárias para 2014. Veja o que está previsto:
- Instalação do Módulo Operacional (MOP) 1, de março de 2011 a janeiro de 2012 (área A) e janeiro de 2013 (área B). Servirão para embarque e desembarque e estarão localizados onde estava o terminal da Transbrasil, à esquerda dos terminais de passageiros.
- Instalação de MOP na Remota Central, em construção com previsão de entrega em março de 2011. Servirá apenas como sala de embarque.
- Construção do Terminal de Passageiros 3 (TPS 3), de janeiro de 2011 a novembro de 2013 (fase 1, parte da obra necessária à Copa de 2014, segundo a Infraero) e término da obra previsto para 2016. Seu início teria sido antecipado em 12 meses em função da urgência. As obras serão em dois turnos.
- Pista de táxi (saída rápida), já iniciada com conclusão prevista para junho de 2011.
- Pista principal – interdição total entre 27/03 a 19/05/2011 (remanejamento de vôos por Anac/CGNA, possível cancelamento de alguns); interdição parcial entre 20/05 a 9/08/2011 (segundo a Infraero, esta fase interfere mais na questão de cargas que de passageiros). A última etapa de reforma da pista principal, para fazer sua ligação com os terminais, aconteceria entre 10/08 e 20/11/2011. No fim do próximo ano, a pista estaria concluída.
Com as obras, a capacidade de Guarulhos, que hoje suporta 67 aeronaves no pátio, chegaria a 89 aeronaves em 2012 (adição do pátio do TPS-3) e 109 em 2013 (com mais 20 posições do pátio satélite de aeronaves). Esta seria a capacidade para a Copa de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário