sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

30,2% dos voos atrasados em Fortaleza

As companhias TAM, Gol e Webjet foram as que mais apresentaram voos fora do horário previsto ontem

Até as 19 horas de ontem, os voos que deviam chegar e partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins registraram atrasos. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), dos 63 voos que estavam previstos para quinta-feira, 20 atrasaram, sendo 19 domésticos e um internacional. Este foi o maior índice dos últimos dias no Aeroporto da Capital cearense.

Os atrasos não foram restritos aos voos de uma região específica, os que seguiam de Norte a Sul do País apontaram atrasos acima de trinta minutos, tempo que é considerado tolerável pela Infraero.

As companhias TAM, Gol e Webjet foram as que as que mais apresentaram voos fora do horário previsto. Até as 15 horas de ontem não havia sido registrado nenhum cancelamento. Apenas no dia anterior. O voo da TAM 3516, que sairia de Fortaleza com destino à Belém, às 23h30 não seguiu viagem.

Justificativa

De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, tanto os atrasos quanto os cancelamentos se devem ao mau tempo no Sudeste do País. Da mesma forma, a assessoria de imprensa da Gol informou que o índice de atrasos em suas partidas no aeroporto de Fortaleza refletiram as condições meteorológicas adversas em variadas regiões do País. Por causa do mau tempo, a companhia precisou realizar ajustes em toda a sua malha para melhor atender os clientes.

A Gol esclareceu ainda que alterações de horários de voos, em virtude de más condições climáticas, são procedimentos, ainda que indesejados, habituais nas operações aéreas.

A companhia lamentou que essas medidas tenham causado desconforto aos passageiros, mas ressaltou que a segurança é seu valor corporativo prioritário e mais precioso.

Em nota à imprensa, a Companhia informou também que está fornecendo aos clientes a assistência necessária, dentro do que estipula a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conforme a Resolução, em caso de atraso no aeroporto de escala ou de conexão por mais de quatro horas, o transportador deverá oferecer as seguintes alternativas ao passageiro: a reacomodação do passageiro, reembolso ou a conclusão do serviço por outra modalidade de transporte.

Quando o atraso for superior a uma hora, as companhias devem oferecer facilidades de comunicação, tais como ligação telefônica, acesso a Internet ou outros; superior a duas horas: alimentação adequada; superior a quatro horas: acomodação em local adequado e traslado quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário