Após quatro dias de aulas teóricas sobre primeiros-socorros e procedimentos de segurança aéreos, os 21 participantes do grupo de Corpo de Voluntários de Emergências (CVE) fizeram a aula prática, na manhã desta sexta-feira. Uma simulação de acidente aéreo na área de manobras do Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina.A operação envolveu cerca de 100 profissionais entre Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Exército e da Infraero. O esquema do treinamento teve todos os procedimentos e fases de um verdadeiro desastre de avião: fogo, vítimas, gemidos, táticas de salvamento e um campo de socorro organizado conforme a gravidade dos ferimentos sofridos pelas vítimas.
A simulação do acidente começou com um incêndio e terminou com as vítimas sendo levadas ao Hospital São José, no Centro de Criciúma. A operação é uma exigência da Organização de Aviação Civil Internacional e ocorre todos os anos nos aeroportos.
O treinamento é realizado desde que a Infraero assumiu a administração do aeroporto de Forquilhinha, em 2006. Esta é a primeira vez que a comunidade é convidada a participar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário