sábado, 11 de dezembro de 2010

Simulação de desastre aéreo no Sul

Após quatro dias de aulas teóricas sobre primeiros-socorros e procedimentos de segurança aéreos, os 21 participantes do grupo de Corpo de Voluntários de Emergências (CVE) fizeram a aula prática, na manhã desta sexta-feira. Uma simulação de acidente aéreo na área de manobras do Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina.

A operação envolveu cerca de 100 profissionais entre Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Exército e da Infraero. O esquema do treinamento teve todos os procedimentos e fases de um verdadeiro desastre de avião: fogo, vítimas, gemidos, táticas de salvamento e um campo de socorro organizado conforme a gravidade dos ferimentos sofridos pelas vítimas.

A simulação do acidente começou com um incêndio e terminou com as vítimas sendo levadas ao Hospital São José, no Centro de Criciúma. A operação é uma exigência da Organização de Aviação Civil Internacional e ocorre todos os anos nos aeroportos.

O treinamento é realizado desde que a Infraero assumiu a administração do aeroporto de Forquilhinha, em 2006. Esta é a primeira vez que a comunidade é convidada a participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário