Azul comemora dois anos com grande festa em Viracopos
Quase sete milhões de passageiros transportados em 28 cidades brasileiras atendidas. Esse é o resultado de dois anos de operação da Azul Linhas Aéreas e completados nesta quarta-feira (15/12). "Em 2008, nesta mesma data, estavámos em Brasília com a diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aguardando a assinatura do contrato de concessão para colocarmos nossos voos nos sistemas de vendas", recordou Pedro Janot, presidente da Azul. Acompanhado do fundador da companhia aérea, David Neeleman, o dirigente celebrou a data com uma festa no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
A Azul contabiliza, atuamente, 7,27% do market share doméstico, realizando uma média de 200 voos diários com um ocupação média de 82%. Desse total, 70 decolam ou pousam em Viracopos. Segundo Janot, dos cinco milhões de embarques registrados no aeroporto de Campinas em 2010, 70% são de passageiros da Azul. "Embora tenhamos uma operação em Congonhas, não temos intenção alguma de abandonar Campinas", reforçou o presidente, anunciando que espera a autorização da Anac para realizar seis frequências diárias entre Viracopos e o Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro).
Somente para o Aeroporto Santos Dumont, a companhia conta com 11 voos diários. Já para Salvador são seis frequências por dia. Dados da Anac apontam a Azul como bicampeã em pontualidade com uma média de 93% dos voos saindo no horário previsto e líder em regularidade de voos com menor media de cancelamento do setor de aviação - cerca de 0,5%. Até o final de 2011, a meta da Azul é servir 50 cidades brasileiras.
De acordo com Janot, a Azul seguirá atuando em parceria com a Infraero para desenvolver o Aeroporto de Viracopos. Além de ganhar um novo terminal de passageiros - ele já está em construção com previsão de entrega para maio de 2011 - o aeroporto ampliou a área de pátio para a acomodação das aeronaves da Azul. O local passou a abrigar 19 aviões. Antes, eram possíveis apenas 13. "A ideia é que até o final de 2011 tenhamos capacidade para estacionar até 25 aeronaves", afirmou David Neeleman. Em parceria com a Infraero, a Azul pretende ainda disponibilizar 500 vagas de estacionamento para clientes dentro do próprio aeroporto. Nesse local, o passageiro faria o check in e o despacho de bagagens com mais agilidade. O passageiro entraria direto para a sala de embarque.
Aeronaves - O número de aeronaves também cresceu significativamente nesse período. São, ao todo, 26 aviões em atividade. No ano que vem, mais 12 jatos Embraer 195 integrarão a frota e alguns modelos de ATR 72-600. Este ano, a Azul comprou 20 equipamentos ATR com opção de compra de outros 20 aviões. "Nosso primeiro ATR 72-600 acaba de passar pela homologação e chega amanhã, dia 16 de dezembro, em Viracopos. Ele saiu nesta manhã das Ilhas Canárias, passaria por Cabo Verde e pela cidade do Recife até alcançar Campinas", adiantou Pedro Janot.
A Azul contabiliza, atuamente, 7,27% do market share doméstico, realizando uma média de 200 voos diários com um ocupação média de 82%. Desse total, 70 decolam ou pousam em Viracopos. Segundo Janot, dos cinco milhões de embarques registrados no aeroporto de Campinas em 2010, 70% são de passageiros da Azul. "Embora tenhamos uma operação em Congonhas, não temos intenção alguma de abandonar Campinas", reforçou o presidente, anunciando que espera a autorização da Anac para realizar seis frequências diárias entre Viracopos e o Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro).
Somente para o Aeroporto Santos Dumont, a companhia conta com 11 voos diários. Já para Salvador são seis frequências por dia. Dados da Anac apontam a Azul como bicampeã em pontualidade com uma média de 93% dos voos saindo no horário previsto e líder em regularidade de voos com menor media de cancelamento do setor de aviação - cerca de 0,5%. Até o final de 2011, a meta da Azul é servir 50 cidades brasileiras.
De acordo com Janot, a Azul seguirá atuando em parceria com a Infraero para desenvolver o Aeroporto de Viracopos. Além de ganhar um novo terminal de passageiros - ele já está em construção com previsão de entrega para maio de 2011 - o aeroporto ampliou a área de pátio para a acomodação das aeronaves da Azul. O local passou a abrigar 19 aviões. Antes, eram possíveis apenas 13. "A ideia é que até o final de 2011 tenhamos capacidade para estacionar até 25 aeronaves", afirmou David Neeleman. Em parceria com a Infraero, a Azul pretende ainda disponibilizar 500 vagas de estacionamento para clientes dentro do próprio aeroporto. Nesse local, o passageiro faria o check in e o despacho de bagagens com mais agilidade. O passageiro entraria direto para a sala de embarque.
Aeronaves - O número de aeronaves também cresceu significativamente nesse período. São, ao todo, 26 aviões em atividade. No ano que vem, mais 12 jatos Embraer 195 integrarão a frota e alguns modelos de ATR 72-600. Este ano, a Azul comprou 20 equipamentos ATR com opção de compra de outros 20 aviões. "Nosso primeiro ATR 72-600 acaba de passar pela homologação e chega amanhã, dia 16 de dezembro, em Viracopos. Ele saiu nesta manhã das Ilhas Canárias, passaria por Cabo Verde e pela cidade do Recife até alcançar Campinas", adiantou Pedro Janot.
Atr 72-600 nas cores da Azul
Colaboradores - Com 2.800 funcionários, a Azul pretende atingir em 2011 a marca de 4.500 colaboradores. "Somos uma grande família. Grande parte do sucesso da empresa é responsabilidade de nossos tripulantes e empregados", lembrou David Neeleman. A companhia mantém um convênio com a Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para a formação de novos pilotos. "Temos que estar atentos para suprir a carência do mercado", disse Janot. A Azul acaba de contratar mais um funcionário. Francisco Lopes é o novo supervisor Comercial da Azul Viagens, braço operador da empresa. Ele, que atuou por anos na Tam Viagens, assumiu o cargo no dia 6 de dezembro e atenderá todo o Brasil.
Colaboradores - Com 2.800 funcionários, a Azul pretende atingir em 2011 a marca de 4.500 colaboradores. "Somos uma grande família. Grande parte do sucesso da empresa é responsabilidade de nossos tripulantes e empregados", lembrou David Neeleman. A companhia mantém um convênio com a Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) para a formação de novos pilotos. "Temos que estar atentos para suprir a carência do mercado", disse Janot. A Azul acaba de contratar mais um funcionário. Francisco Lopes é o novo supervisor Comercial da Azul Viagens, braço operador da empresa. Ele, que atuou por anos na Tam Viagens, assumiu o cargo no dia 6 de dezembro e atenderá todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário