quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Novo terminal do aeroporto de Fortaleza terá só 35% das obras na Copa

Com obras a serem iniciadas em julho de 2011, equipamento só irá operar com capacidade máxima em 2018.

Neste fim de ano, o Aeroporto Pinto Martins deverá fechar com uma movimentação de embarques e desembarques da ordem de cinco milhões de passageiros, de acordo com a Infraero

No ano em que Fortaleza irá sediar a Copa do Mundo, evento que deverá atrair imenso contingente turístico à Capital, o Terminal de Passageiros 2 (TPS2), do Aeroporto Internacional Pinto Martins, terá apenas 35% das obras concluídas. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a expectativa é de que o projeto esteja terminado somente em 2018, quatro anos após o encerramento do Mundial.

No período da Copa, conforme a Infraero, o novo equipamento já deverá estar em operação, proporcionando incremento de 2,8 milhões de pessoas na capacidade anual de fluxo no terminal, atualmente de 6,2 milhões de passageiros por ano. Em 2014, portanto, a previsão é de que o aeroporto suportará 9 milhões de passageiros.

As obras do TPS2 devem começar em julho de 2011, de acordo com a Infraero. Quando estiver concluído, em 2018, o terminal terá a capacidade de transportar 8 milhões de passageiros por ano, ampliando a capacidade do aeroporto para 14,2 milhões.

A Infraero deverá investir cerca de R$ 279,5 milhões no projeto: obra de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, adequação do sistema viário do Aeroporto Pinto Martins e ampliação do número de vagas do estacionamento.

Projeto quase pronto

De acordo com o superintendente em exercício da Infraero, Héber de Oliveira, o projeto do novo terminal deve ser terminado no fim deste mês. "Depois de terminado, ele será encaminhado para licitação, que esperamos concluir no primeiro semestre de 2011", disse.

Sem interferência

De acordo com Oliveira, as obras do TPS2 não devem atrapalhar as operações do atual terminal, mesmo no período da alta estação. "Vai ser um terminal conjugado a esse, mas não vai ter interferência nenhuma. Ele vai ficar do lado leste do terminal atual, perto do novo terminal de cargas", explica.

Recorde de fluxo

O Aeroporto Internacional Pinto Martins deve encerrar o ano de 2010 com um recorde absoluto de movimentação de passageiros. De acordo com a Infraero, a expectativa é de que esse ano registre um total de 5 milhões de pessoas que embarcaram ou desembarcaram na Capital. Caso se confirme o número, 2010 terá uma movimentação cerca de 15% maior que 2009, com um acumulado de 4,21 milhões de passageiros, número inferior à capacidade anual do terminal de passageiros, de 6,2 milhões de usuários.

Do total registrado até ontem, segundo a Infraero, 4,58 milhões já passaram pelo aeroporto. O número já é maior que todo o ano passado, que havia obtido 21,5% de crescimento em relação ao ano imediatamente anterior (2008). Para Héber de Oliveira, o turista tem tido mais atrativos para escolher o Ceará como destino. "O próprio Estado tem atraído o turista, com promoções e atrações. Janeiro, julho, dezembro são os meses de maior movimentação. Devemos fechar com 450 mil passageiros neste mês", afirma.

Somente em novembro, foram computados 414.778 passageiros. Na comparação com o acumulado até novembro de 2009, a alta foi de 21,5%.

Voos diários

Segundo a Infraero, a média de voos diários no Aeroporto Pinto Martins chega a 70. Operam atualmente no terminal aéreo as companhias aéreas TAM, Azul, Gol, Webjet, Avianca, Puma Air, responsáveis pelos voos domésticos, e a Air Italy, TAP, TACV, Tui Airlines, com voos internacionais.

No ano que vem, a Iberia começará a voar de Fortaleza e Recife para Madri, a partir de fevereiro. A Pantanal Linhas Aéreas também iniciará suas operações, a partir do dia três de janeiro de 2011, com a linha Fortaleza, Recife e São Paulo, em apenas um voo por dia.

Segundo informações da Infraero, quatro companhias operam com voos fretados na alta estação: TAM (33 chegadas e 33 partidas até o fim de janeiro), Gol (nove chegadas e nove partidas até nove de janeiro) e Azul (seis chegadas e seis partidas até 31 de janeiro).

Menos atrasos

Apesar da última segunda-feira de transtornos no Aeroporto Pinto Martins, com 11 atrasos e dois cancelamentos, a projeção da Infraero é otimista.

Segundo Héber de Oliveira, as empresas devem ter aeronaves suficientes para atender a demanda. De acordo com a administradora, os fatores naturais foram a causa das ocorrências e uma série de medidas está sendo tomada para evitar o "caos aéreo".

Para garantir a fluidez das operações e o conforto dos usuários, a Infraero diz estar reforçando o efetivo, além de reeditar campanhas para orientar os passageiros sobre a responsabilidade das companhias.

Capacidade em 2014

9 milhões de passageiros poderão passar pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins no ano da Copa do Mundo da Fifa

Nenhum comentário:

Postar um comentário