terça-feira, 16 de novembro de 2010

TAM registra recorde histórico na taxa de ocupação de voos internacionais, com 84,7%

Em outubro, companhia manteve a liderança nas linhas para o exterior, com market share de 87,1%, e no mercado doméstico, com 42,8%.
A TAM registrou recorde histórico na taxa de ocupação (load factor) de seus voos internacionais, que atingiu 84,7% em outubro, superando em 6,5 pontos percentuais o índice alcançado no mesmo mês de 2009. O número é resultado da combinação de um crescimento na demanda (em RPK – conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados) de 21% com um aumento na oferta (em ASK – quantidade de assentos disponíveis em todas as aeronaves multiplicada pela distância dos voos da companhia) de 11,7%, de acordo com os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A demanda de brasileiros para o exterior continua aquecida, estimulada pela valorização do real frente ao dólar e ao euro. No sentido inverso, a procura de estrangeiros por destinos no Brasil também continua forte, impulsionada pela recuperação da economia mundial.

No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a TAM manteve-se na liderança e alcançou market share de 87,1% em outubro, com crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação a setembro e inferior em 2,9 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2009. No acumulado de dez meses, o market share internacional da TAM foi de 87,7% e o load factor, de 79,9%. Já o yield internacional (preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado, em dólares) manteve-se estável em relação a setembro.

Mercado doméstico

A TAM, incluindo a Pantanal, manteve a liderança do mercado doméstico, com participação de 42,8%, praticamente estável em relação ao mês anterior (42,4%) e 2 pontos percentuais inferior ao de outubro de 2009. No acumulado de dez meses, o market share doméstico foi de 42,6%.

Na comparação entre outubro de 2010 e o mesmo mês de 2009, a TAM alcançou crescimento de 11,6% na demanda no mercado doméstico que, combinado com aumento de 18,6% na oferta, resultou em uma redução de 4, 2 pontos percentuais na taxa de ocupação doméstica, para 68%. A companhia registrou aumento no yield doméstico em relação a setembro.

O aumento de 18,6% na oferta deve-se a dois fatores: aumento de 11 aeronaves narrow body (aeronaves de médio porte) na frota da companhia na comparação com outubro de 2009 e elevação na utilização das aeronaves, que havia sido reduzida em 2009 devido ao período de crise. A taxa de ocupação apresentada em outubro está em linha com as expectativas da empresa e a redução em relação ao mesmo mês do ano anterior é atribuída à forte base de comparação devido à dinâmica competitiva do mercado naquele momento.

A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de outubro com 42,8% de market share. A companhia voa para 45 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 89 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 87,1% em outubro. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 17 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 81 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.160 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade já distribuiu 10,8 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 7,2 milhões de associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário