sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Azul já supera metas prestes a completar dois anos de operação

Pedro Janot, ao centro, faz um balanço da empresa para empresários em Belo Horizonte

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, adiantou à reportagem do MERCADO & EVENTOS um balanço dos dois anos de operação da companhia ao participar hoje (11/11), em Belo Horizonte, do Café Parlamentar, evento da ACMinas – Associação Comercial de Minas. A Azul completa dois anos de atuação no mercado brasileiro dia 15 de dezembro, mas dentro de duas semanas já comemora a marca de seis milhões de passageiros transportados com 26 aeronaves em operação em todo o país, cinco aviões a mais do que o previsto para este ano.

Segundo Pedro Janot, os números são expressivos sobretudo porque a empresa trabalha exclusivamente com Jatos Embraer 190/195 com capacidade para até 100 pessoas."A Azul foi a única companhia do mundo a transportar 2 milhões de passageiros no primeiro ano de operação e estamos batendo sucessivos recordes mundiais. Seguimos firmes para atingir a meta de até 2013 contar com um frota de 83 aeronaves para transportar seis milhões de passageiros por ano."

A Azul atualmente é a terceira maior companhia área do Brasil, detendo 6,9% do mercado doméstico de passageiros. Se alcançar o previsto até 2013, passará a responder entre 16% a 20% dessa fatia de consumidores. A Azul cargo conta com 50 lojas em todo o país, atendendo 3 mil cidades se consideradas as conexões rodoviárias.

Na avaliação do presidente Pedro Janot, os bons resultados obtidos até aqui se devem em parte ao fato da Azul ser uma companhia que está olhando o Brasil para dentro. "Enquanto as demais apostam em voos internacionais, estamos indo para o interior do país. As indústrias estão sendo descentralizadas das grandes cidades e, como as rodovias estão em condições precárias, as empresas demandam por nossos serviços", explicou.

Para exemplificar, ele lembrou que em 2008 o Aeroporto de Viracopos em Campinas, no interior de São Paulo, teve movimentação anual de 800 mil passageiros. Depois que se transformou em ponto chave da Azul com partidas para várias cidades do país e do próprio interior de São Paulo, em 2010, teve movimentação de 4,2 milhões de passageiros até o momento. Dentro de algum tempo, algo semelhante deverá ocorrer no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, de onde a Azul passará a operar com aviões turbohelice (70 passageiros) para cidades secundárias como Montes Claros, Juiz de Fora e outras no interior do Estado.

O presidente do Conselho Empresarial do Turismo da ACMinas, Roberto Fagundes, avaliou que essa será uma medida muito importante para Minas."Isso demonstra o comprometimento da Azul em atender bem aos mineiros. Hoje já temos boas opções de voos em Confins e a ampliação na Pampulha certamente terá êxito. Além disso, quero reforçar que estamos trabalhando junto ao Governo de Minas para que seja viabilizada a instalação do Centro de Treinamento e Manutenção da Azul em Minas Gerais", afirmou. O Café Parlamentar da ACMinas contou com as participações de diversos representantes do Trade Turístico e do presidente da entidade Charles Lotfi.

Avião Rosa também é meta adiantada

No dia 6 de dezembro, a Azul Linhas Aéreas inicia voos para todas as cidades que opera com o avião rosa. Trata-se de uma aeronave da companhia toda pintada de rosa e tripulada por mulheres, que tem como missão alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A iniciativa é uma parceria da Azul em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

"Com isso, a companhia adiantou um dos projetos voltados para as áreas social e de sustentabilidade, que estavam previstos para acontecer a partir de 2011. O avião vai percorrer os céus do Brasil até a pintura apagar, o que deve durar cerca de quatro anos. Consideramos algo fundamental porque o câncer de mama mata a cada dia quatro mulheres no Brasil", disse o presidente da Azul Pedro Janot.

Fonte: Mercados e Eventos

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