Técnicos da Infraero e Anac reúnem-se nesta segunda-feira.
Uma reunião que envolve técnicos da Infraero, estatal que administra boa parte dos aeroportos do país, e da Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac) discute nesta segunda-feira a alteração do uso de 600 metros da velha pista do aeroporto de Florianópolis. A maioria dos voos fretados (charter) depende desta mudança para conseguir pousar em Florianópolis até março.
Com o aumento da demanda e novas companhias operando, o aeroporto apresenta lotação de aeronaves "pernoitando" nas áreas de estacionamento, segundo Alexandre da Silva, gerente da World Service, que representa sete companhias da Argentina, do Chile e do Uruguai. O coordenador da Central de Operações do aeroporto, Aílton Machado, confirma a lotação.
A existência de vagas nos pátios dos aeroportos é pré-requisito para que sejam autorizados pousos nas pistas. As aeronaves que pernoitam no aeroporto Hercílio Luz entre as 23h e as 6h impedem a chegada de voos charter neste período.
Atualmente, a maioria dos voos fretados utiliza este horário, segundo Silva, porque a disponibilidade durante o dia é muito escassa — quase todos os horários estão preenchidos com aeronaves em voos regulares.
O problema da lotação nos pátios do aeroporto não é uma novidade. Segundo o gerente da World Service, nas últimas temporadas de verão, foi necessário utilizar a pista menor do Hercílio Luz para estacionar aeronaves e abrir vagas no pátio principal e secundário. A ideia da Infraero é repetir o procedimento neste ano, mas isso ainda depende do aval da Anac.
A agência intensificou as exigências este ano, solicitando um estudo e um plano mais detalhados da Infraero. Exigiu também que todas as empresas aéreas que operam no aeroporto da Capital sejam consultadas e concordem com a alteração na função da velha pista.
— Eles também pediram que fosse detalhado como as aeronaves serão deslocadas — afirma Machado.
Primeiro voo dia 8
A previsão inicial da Infraero para alterar a finalidade da pista menor era para o período de 15 de dezembro até 15 de março. Mas a procura antecipada pelos voos fretados, especialmente de grupos chilenos, está alterando esta previsão. O primeiro voo programado para a madrugada está agendado para o dia 8 de dezembro.
A expectativa do superintendente em exercício do aeroporto, Marcos Elias Bringhenti, é que a Anac dê uma resposta para o problema nesta semana. O processo para a liberação da pista secundária como estacionamento de aeronaves está "bem adiantado", na avaliação de Bringhenti. Após a aprovação da Anac, a Infraero calcula que levará sete dias para mudar a pintura e a iluminação de parte da pista menor.
— Ela (velha pista) ainda é utilizada para pousos e decolagens, especialmente de voos regionais e operações militares. Mas como a demanda é muito baixa, a pista principal poderá absorver este movimento sem problemas — calcula Bringhenti.
Atraso no projeto de ampliação
O uso de parte da pista secundária do Aeroporto Hercílio Luz como estacionamento para as aeronaves que pernoitam no local é uma solução emergencial. A resolução adequada para o problema passa pelo projeto de ampliação do aeroporto.
O projeto de engenharia da obra, previsto para agosto, deve ter a sua versão final entregue até o final do ano – sem alterar a conclusão das obras, prevista para 2014.
O projeto executivo da obra está evoluindo paralelamente à finalização do projeto de engenharia, segundo Marcos Elias Bringhenti, superintendente em exercício do aeroporto.
— Continuamos trabalhando com a previsão de que as licitações saiam em 2011. As obras também devem começar no próximo ano — acredita.
A assessoria de imprensa do aeroporto informa que os projetos executivos de infraestrutura foram entregues pela empresa Engevix S.A. no prazo estabelecido para a análise da Infraero. Técnicos da estatal analisaram os projetos e solicitaram adequações para a empresa contratada, o que deverá ser feito até o final do ano.
Os projetos executivos para o novo terminal de passageiros têm prazo de entrega até junho de 2011. Datado de 2004, o projeto de ampliação do aeroporto prevê que o terminal passe a ter 35,8 mil metros quadrados – um tamanho quase quatro vezes maior do que o atual — com um pátio para até 12 aeronaves estacionadas.
O problema, na opinião do presidente da Santur, Cimélio Pereira, é que ele foi projetado para uma certa demanda que já foi ultrapassada.
— SC merece um aeroporto moderno para atender a demanda de clientes da economia do turismo, que hoje é outra. O problema não é a estrutura para a Copa e as Olimpíadas, mas para 2011 — avalia.
Navegantes é a alternativa
O Aeroporto Hercílio Luz é a grande porta de entrada dos voos fretados de países da América Latina. Entre janeiro e março deste ano, 232 dos 273 voos fretados que pousaram no aeroporto eram internacionais.
O segundo aeroporto catarinense com o maior número de voos charter, o de Navegantes, recebeu voos fretados apenas de dentro do país no mesmo período. O de Joinville foi utilizado por somente um voo fretado, de origem doméstica, em janeiro.
— O aeroporto de Navegantes é uma opção, ainda que com restrições — avalia o gerente da World Service.
O pouso de aviões fretados em Navegantes não poderá ser feito nas madrugadas até o dia 29 de dezembro. Isso porque a pista de pouso está fechada para reformas das 21h30min às 6h. A previsão de conclusão da obra é o final de dezembro.
— Até o momento, não fomos procurados para o pouso de charter. Estamos em contato com Florianópolis para, em caso de necessidade, entrarmos como opção — diz Marco Zenni, superintendente de Navegantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário