quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Setor aéreo diz que não faltará passagem

Mesmo com fim do overbooking e alta da demanda em 20%, companhias garantem voos.

O Snea (Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias) garantiu que não faltarão passagens aéreas para o fim do ano, mesmo com a proibição do overbooking (venda de passagens acima da disponibilidade de assentos no avião) e o aumento da demanda de passageiros em 20%.

A prática de overbooking foi proibida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entre 17 de dezembro e 3 de janeiro, para evitar o caos nos aeroportos nas festas de fim de ano.

Para Leonel Rossi, diretor da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), os voos fretados vão garantir mais assentos e darão conta do aumento da demanda. "A diferença para quem compra agora é o preço, mais caro, e o número menor de opções", disse ele à Folha de S.Paulo.

Segundo a Abav, que diz que a procura por viagens no fim do ano cresceu 20% em relação a 2009, já há escassez de bilhetes para Nova York, Orlando, Miami e Buenos Aires nos dias 27 e 28 de dezembro.

Pacote não evita lotações

Os esforços da Anac não conseguirão evitar o desconforto dos passageiros para embarcar neste fim de ano, segundo especialistas ouvidos pelo site iG. O motivo é que os aeroportos brasileiros receberão 3 milhões de passageiros a mais em dezembro deste ano com uma infraestrutura igual à do ano passado.

O resultado disso serão atrasos de voos, terminais lotados, falta de vagas de estacionamentos e filas para fazer check-in e pegar táxis no fim do ano.

A própria Anac admitiu que, mesmo com as novas medidas, como proibição do overbooking e contratação de pessoal pelas companhias aéreas, o índice de atrasos deve ficar em 18%, semelhante ao verificado no Natal e no fim do ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário