quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Boeing comprado por empresário de Panambi (RS) começa viagem por terra

De Porto Alegre, a fuselagem será transportada em uma carreta de 27 metros de comprimento.

Empresário transformará Boeing 737 em sala de cinema.




Está prevista para às 23h desta terça-feira a saída da fuselagem do Boeing 737 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, rumo a Panambi, no Noroeste, via terrestre. Ela será transportada em uma carreta extensiva, de 27 metros de comprimento.

O empresário panambiense Sefferson Steindorff, 53 anos, adquiriu a aeronave no mês passado. As asas e outras peças do avião já estão em Panambi aguardando a fuselagem.

O transporte percorrerá as Ruas 18 de Novembro e Edu Chaves até chegar a Canoas, pela BR-116. Todo este trajeto será feito de madrugada. Ao chegar na BR-386, a carreta com o Boeing vai esperar em um posto de gasolina o amanhecer, para seguir a viagem.

A previsão é que o trajeto, que de carro seria feita em no máximo 6h, leve mais de 30h. O Boeing deve chegar em Panambi na sexta-feira ao meio-dia.

— A cada 10 quilômetros teremos de parar a carreta para desafogar o trânsito, pois é complicado ultrapassar um veículo que ocupa quase toda a largura da rodovia e é muito extenso — explica Edilio Quevedo, responsável pelo transporte do avião.

O empresário não quis divulgar o custo de toda a operação, que está sendo feita pelos seus funcionários. Steindorff é dono de uma recicladora e uma empresa de aluguel de guindastes. Também serão os trabalhadores os responsáveis por montar novamente o Boeing e construir o pedestal, trabalho que deve levar seis meses. Em um ano, Steindorff quer estar com o cinema em funcionamento.

— Exibirei para os visitantes do Museu Militar documentários que esclareçam a história das forças armadas no Brasil — relata Steindorf.

Ontem o empresário conseguiu autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte(Dnit) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para realizar o transporte.

Quando chegar ao seu destino, o Boeing ficará sobre um pedestal de concreto de 2,8m de altura e será transformado em uma sala de projeção, no pátio do Museu Militar Brasileiro.

Apaixonado por objetos e veículos históricos, o empresário já conta com 75 viaturas militares, todas elas originais e adquiridas com recursos próprios. A coleção está aberta a visitação gratuita.

O trajeto

— O avião sai do aeroporto Salgado Filho e pega as Ruas 18 de Novembro e Edu Chaves até chegar a Canoas, pela BR-116.
— Passa por Estrela e Lajeado, pela BR-386
— Segue pela BR-386 até Carazinho e entra na BR-285
— Segue pela BR-285 até a entrada de Panambi quando, via BR-158, chega ao local de destino

O avião

Modelo: Boeing 737 — 3B7
Ano de fabricação: 1986
Primeiro voo: 7 de março de 1986
Última voo: 5 de maio de 2010
Número de lugares: 149
Comprimento: 33,9m
Largura: 5m
Altura: 5,5m

Nenhum comentário:

Postar um comentário