terça-feira, 16 de novembro de 2010

Saiba quais são as aéreas que cobram valor adicional por assentos maiores

As companhias aéreas brasileiras começaram a cobrar um valor adicional pelas poltronas mais espaçosas de suas classes econômicas. Após vários anos de tarifas iguais para todo o setor, companhias como a TAM e a Azul são as primeiras a adotar preços distintos.

Os assentos com maior espaço para os passageiros, na classe econômica, são as localizadas na primeira fila e também ao lado das saídas de emergência. A medida já é praticada há tempos pela maioria das companhias do exterior, mas no Brasil a medida começa a ser realidade.

A TAM começou a adotar, em agosto deste ano, valores adicionais para os voos domésticos. A quantia extra a ser paga pode chegar a R$ 40, dependendo do ponto de partida e do destino. No entanto, grávidas, portadores de necessidades especiais e idosos estão isentos deste valor adicional.

A Azul é uma das pioneiras e adotou a prática em 2008, logo quando iniciou suas operações no Brasil. A empresa, que adota uma disposição de assentos diferente das outras companhias, tem suas cinco primeiras fileiras com um espaço maior que as demais – são 86 cm de distância para a poltrona da frente em cada voo, contra 79 cm das convencionais. O preço adicional cobrado é de R$ 20.

Recomendações

A Anac (a Agência Nacional de Aviação Civil) informa que as empresas têm liberdade tarifária garantida por lei e que, por isso, podem cobrar preços diferentes dentro de um mesmo voo.

No entanto, a agência recomenda que os assentos nas saídas de emergência sejam ocupados apenas por pessoas que se sintam aptas a operá-las. Então, independentemente do valor pago, se o passageiro não estiver apto não pode sentar nestas poltronas.

No caso da primeira fileira, a Anac recomenda que os lugares sejam ocupados por passageiros com prioridade de embarque.

Os usuários do transporte aéreo que queiram tirar dúvidas, dar sugestões ou denunciar problemas das companhias podem entrar em contato com a Anac em seu site oficial.

Qualidade

A Anac anunciou a criação de um selo de qualidade para os assentos das companhias aéreas brasileiras. O padrão de avaliação do conforto deverá ser criado em março de 2011.

As empresas já informaram as dimensões dos assentos, que, segundo o órgão, serão classificados de A a E. O selo com as medidas será fixado nas poltronas e a informação terá que estar disponível ao passageiro na compra.

Os assentos de categoria E possuem espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 67 cm, enquanto os da categoria D são de 67 cm a 69 cm. Na faixa “C”, as poltronas têm no máximo 71 cm.

Na faixa B, o espaço útil entre as poltronas está entre 71 cm e 73 cm, enquanto a categoria A tem um vão igual ou superior ao limite máximo da categoria anterior.

O espaço informado é sempre o da classe econômica, tanto para voos domésticos quanto para internacionais. Além disso, não foram medidas as fileiras de assentos próximas às saídas de emergência.

Para a definição das faixas, a Anac se baseou em medição feita em 5.300 passageiros, de 15 a 87 anos, realizada nos 20 principais aeroportos brasileiros.

Pesquisa

Quem reclama do aperto e da falta de conforto no interior das aeronaves terá a oportunidade de ter suas impressões e sugestões levadas em consideração. O projeto "Conforto e Design de Cabine", parceria entre a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), USP e Embraer, cadastra voluntários para fazer a avaliação do conforto oferecido pelas aeronaves.

Os voluntários responderão a um questionário e participarão de um voo em um simulador especialmente construído para esse fim na capital paulista.

A pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de técnicas para aperfeiçoamento do conforto no interior de aeronaves, estabelecendo harmonização entre padrões de estética e de funcionalidade.

Os interessados em participar devem preencher um cadastro com informações simples como idade, peso, altura e com que frequência costuma viajar de avião, pela internet, onde também é possível obter informações sobre o projeto e esclarecer dúvidas.

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