quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Taxa de embarque pode ter desconto

A redução é uma demanda antiga do setor aéreo. Os preços cobrados agora poderão ser diferenciados

A Anac vai definir a tarifa máxima que cada aeroporto poderá cobrar de passageiros e empresas

Brasília. Os aeroportos poderão conceder descontos nas tarifas cobradas por taxa de embarque, pouso e permanência, que atualmente são fixas. A nova regra foi aprovada ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deve entrar em vigor ainda neste ano.

A agência passará a definir a tarifa máxima que cada aeroporto poderá cobrar dos passageiros e empresas aéreas dando liberdade, inclusive, para se estabelecer preços diferenciados num mesmo dia e em terminais do mesmo aeroporto.

A redução do valor da taxa de embarque é uma demanda antiga do setor aéreo. Em 2008, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que queria estimular os voos na América Latina reduzindo os valores para os passageiros. Na ocasião, o ministro Nelson Jobim disse que a taxa de embarque poderia chegar a 0% do valor da passagem aérea na região.

Estatísticas

No mês de dezembro de 2010, os aeroportos brasileiros receberam um total de 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, 2 milhões a mais do que no mesmo período de 2009.

Mesmo com o crescimento expressivo do movimento de passageiros, o índice de atrasos acima de 30 minutos continuou nos mesmos patamares dos últimos anos, por volta de 20%, assim como o de cancelamentos, cerca de 5%. Já os voos domésticos com decolagem com mais de 1h de atraso foram 7,89% em dezembro.

Um comentário: