sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Infraero conquista Licença Prévia para obras do Aeroporto de Viracopos

A Infraero deu um passo importante para a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP) nesta quinta-feira (27/1). Por unanimidade, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), disponibilizando a Licença Ambiental Prévia para o início da ampliação do aeroporto.

Durante a reunião do Consema, o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Mauro Cauville, apresentou os projetos de ampliação de Viracopos e respondeu aos questionamentos feitos pelos membros do Conselho. “Foi um trabalho exaustivo da Infraero, em conjunto com a Prefeitura de Campinas e a própria Cetesb”, afirmou o superintendente após a votação do parecer técnico. Para Jaime Henrique Caldas Parreira, diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, a parceria tornou possível se chegar a um bom termo e, de fato, iniciar os projetos. “Teremos o grande aeroporto da região metropolitana de São Paulo, com uma capacidade extraordinária num horizonte médio e longo”, comemorou Jaime Parreira.

Também acompanharam a reunião no Consema os superintendentes da Regional São Paulo, Willer Larry Furtado, e do Aeroporto de Viracopos, Lilian Ratto Neves.

Histórico

O Plano Diretor de Viracopos prevê obras que transformarão o aeroporto no maior da América do Sul, com capacidade para atender mais de 62 milhões de passageiros, além de 570 mil operações de pousos e decolagens e 720 mil toneladas de cargas ao ano.

Em 2008, a Infraero deu entrada no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental junto à Cetesb e, em fevereiro e maio de 2009, realizou audiências públicas nas cidades de Campinas e de Indaiatuba, respectivamente.

Entre maio de 2009 e novembro de 2010, a Infraero estabeleceu entendimentos junto aos órgãos ambientais em relação à viabilidade do empreendimento e às condicionantes de sua implantação, o que culminou em dezembro último com o parecer favorável e agora com a emissão da licença.

O empreendimento

As obras de ampliação e melhorias do Aeroporto Internacional de Viracopos contemplam, na sua primeira fase, a implantação do Terminal de Passageiros, nova pista de pouso e decolagem, expansão dos Terminais de Carga, sistema viário, expansão de pátios de aeronaves e aviação executiva. Nesta fase, estes investimentos somam R$ 823 milhões, com horizonte de conclusão em 2015.

Um comentário:

  1. Olá estou procurando parceria o meu blog é : http://spotterslife.blogspot.com/

    obrigado!(ja adicionei o seu blog na lista de parceiros!)

    ResponderExcluir