sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Infraero aponta riscos no Aeroporto do Cariri

Normas de segurança são essenciais para o bom funcionamento do Aeroporto de Juazeiro, segundo Infraero

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, está em área que passa por rápido processo de urbanização. Ocupações irregulares devem ser contidas

Juazeiro do Norte. Os riscos relacionados à ocupação irregular da área que envolve o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, foram debatidos, ontem, no I Seminário sobre Área de Segurança Aeroportuária (ASA), do Aeroporto Regional. Vários alertas foram feitos relacionados ao rápido processo de urbanização da área e, de acordo com a explanação do superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, até um colégio está dentro da área considerada irregular. O alerta serve para coibir que novos empreendimentos sejam construídos no local e, mais tarde, o Aeroporto possa até ser interditado.

Os riscos começam a se apresentar e o superintende afirma que esse trabalho, por meio de esclarecimentos técnicos da portaria 1.141, que determina a zona de proteção do Aeroporto, chega em uma boa hora, por conta do acelerado processo de ocupação. Alguns imóveis chegaram a ser construídos na área de risco, de forma irregular, e outros, segundo ele, que não tantos, devem ser indenizados pela municipalidade no futuro.

Há áreas, inclusive, segundo Nicácio, já loteadas na área irregular. Ele deverá ter uma audiência com o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, para explicar todo o processo e até a possível condição para a ampliação do Aeroporto, para que não haja um comprometimento futuro.

Do seminário participaram os prefeitos do Crato, Samuel Araripe, a vice-prefeita de Barbalha, Betilde Correia, o vice-prefeito de Juazeiro, José Roberto Celestino, dentre outros administradores e secretários de infraestrutura, e do prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite. Representantes do Ministério Público foram convidados, mas não compareceram.

Nicácio lamentou a ausência do prefeito de Juazeiro. Destacou a necessidade de ações que impeçam avanços de construções na área e que a população se concentre dentro da zona de ruído. Imagens da área foram apresentadas pelos técnicos, que mostram a realidade do processo de ocupação, que ainda poderá ser revertido sem problemas. Para Nicácio, a iniciativa tem que ser tomada com urgência.

O coordenador de Meio Ambiente da Infraero no Nordeste, Fernando Aoun, disse que é necessário fortalecer o processo de fiscalização na área, com a aplicabilidade da portaria. Destacou as responsabilidades dos órgãos ambientais e da municipalidade. A área de segurança estabelece o limite de 20km. Dentro dela, há critérios para construções de obstáculos que estabeleçam risco de acidentes, e isso inclui as edificações e também a fauna regional.

Manejo de Fauna

Segundo Aoun, será desenvolvido um Plano de Manejo de Fauna. Esse plano foi solicitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para verificar a incidência da fauna nessa área. Até 2009, Juazeiro tinha nível crítico. "Há três anos estive no Aeroporto e agora fiquei admirado com o adensamento urbano e a ocupação irregular da área. Já têm casas debruçadas sobre a cerca do Aeroporto. Houve um crescimento alto". Com o Plano, serão estudadas alternativas de desocupação de animais.

O coordenador destacou a construção de uma vila de casas nas proximidades do Aeroporto, já dentro da área considerada irregular. Ele destacou a importância do seminário como forma de sensibilizar o poder público quanto ao processo de ocupação da área. Por conta disso, afirma que foram convidados os prefeitos das cidade mais próximas, como Barbalha, Crato, Abaiara, Caririaçu, Aurora.

Quanto à fauna, a principal preocupação, conforme Aoun, refere-se às aves, que causam problema às aeronaves por estarem dividindo o mesmo espaço. "Pode até causar um acidente de proporções inimagináveis".

O coordenador destacou que não fica inviável a construção de um novo terminal, mas a área está praticamente restrita para esse projeto. Quanto ao ruído, Aoun afirma que muitos moradores já ocupam espaço que excede esse limite. Dependendo do risco operacional, Aoun afirma que o Aeroporto pode até ser interditado.

Afirma que se chegou a esse problema pelo próprio desconhecimento da lei e omissão dos poderes públicos. Celestino alertou os construtores que busquem desenvolver suas obras dentro da legalidade. Ele disse que a audiência com o prefeito e a Infraero será decisiva no sentido de iniciar procedimentos administrativos para coibir a ocupação da área que envolve riscos.

Necessidade

"É preciso que as administrações públicas se sensibilizem com a ocupação irregular da área do aeroporto"

Fernando Aoun
Coordenador de Meio Ambiente no Nordeste da Infraero

MAIS INFORMAÇÕES

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes/ Avenida Virgílio Távora, 4000
Bairro Aeroporto, Juazeiro do Norte/ (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Nenhum comentário:

Postar um comentário