quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TAP comemora o aumento de 24,1% no fluxo de viagens para Recife


O Recife já aparece entre os 30 principais destinos da TAP que decolam do aeroporto de Lisboa. O fluxo de viagens para a capital pernambucana pela empresa aérea portuguesa cresceu 24,1% em 2010, em relação a 2009 - percentual bastante superior a outras capitais nordestinas para onde companhia opera, como Salvador (11%) e Fortaleza (11,2%). O Recife já é a 23ª principal cidade em volume de passageiros com voos chegando e partindo de Lisboa.

Para o Recife voaram 146.982 passageiros (ida e volta) pela TAP, enquanto para São Paulo e para o Rio de Janeiro foram 274.899 e 260.221 passageiros, respectivamente. A capital da Bahia aparece um pouco à frente do Recife, com 148.254 viajantes para voos operados a partir de Lisboa.

´É ingrato comparar com outros destinos, porque o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, que estão presentes nesta lista, têm 15 voos semanais cada um para Lisboa. Em 2010, o Brasil representou 22% da receita geral da TAP; esse percentual erade 15% em 2009`, revelou Luiz Mór, vice-presidente da TAP, durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri (Espanha), na última semana.

Luiz Mór diz que a nova operação da Iberia para Fortaleza e o Recife, que será iniciada na próxima semana, não muda a estratégia da TAP para o mercado nordestino brasileiro. ´A competição é saudável. Até porque quanto mais voos operarem no Nordeste, mais a região investirá em infraestrutura, melhores hotéis se instalarão. Acredito que a Iberia não canibaliza o meu marketing`, considera.

O vice-presidente da TAP considera que a operação da Iberia terá o desafio de atrair os espanhóis (acostumados a viajarem para o Caribe) a conhecerem o Nordeste - algo que também favorece a TAP. Sobre os preços mais baixos operados pela concorrente, o executivo da aérea portuguesa acredita que são tarifas de lançamento. A Iberia está anunciando a tarifa ida e volta Recife/Madri a partir de US$ 799, até 5 de fevereiro.

Mór explica que a crise econômica internacional continua afetandoo segmento da aviação e por isso a empresa tem buscado novos mercados para operar. ´Estamos apostando no leste europeu, em cidades como Praga (República Tcheca) e Budapeste (Hungria), além de destinos como Viena (Áustria), Atenas (Grécia), Düsseldorf (Alemanha), entre outros. Quanto ao mercado brasileiro, acredito que continuará crescendo este ano. Em 2010, o resultado foi um pouco melhor, cerca de 45% maior, mas este ano também esperamos crescimento`, finalizou Luiz Mór.

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