Ontem, devido às chuvas, os atrasos atingiram 34% dos voos. Reunião no Aeroporto discutiu soluções
O superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, esteve ontem em reunião com representantes das companhias aéreas para discutir as razões dos constantes atrasos dos voos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Ontem, devido às chuvas, foram registrados atrasos em 34,2% dos 79 voos previstos no terminal da Capital.
Após a reunião, Nicácio afirmou que a situação está melhorando. Ele descartou a possibilidade de Operação Tartaruga, disse que a ausência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Pinto Martins não agrava os problemas e que o terminal local não atingiu sua capacidade, que é de seis milhões de passageiros. De acordo com ele, a expectativa é de que, neste ano, passem pelo terminal cinco milhões de pessoas.
A ideia é acomodar novos voos nos horários ociosos, para não afogar ainda mais a demanda. Contudo, ele observa que qualquer proposta de voo nos horários de pico será avaliada conforme a necessidade. Sobre a possibilidade de diminuir valores de tarifas nos horários mais ociosos, o superintendente informa que a questão está sendo discutida entre Infraero e Anac, mas nada está definido. Diante do cenário ainda preocupante, a orientação é de que os passageiros, antes de sair de casa ou do hotel para ir ao Aeroporto, telefonem ou chequem na Internet o horários dos voos. Chegando ao local, devem procurar diretamente o balcão da companhia aérea e se certificar dos horários antes de entrar na fila.
Sem comunicação
Um dos problemas é que a ausência de um setor que represente a Anac, no Aeroporto, não facilita a comunicação, principalmente com os passageiros. Sobre isso, Nicácio revela que não há qualquer tipo de reclamação e, ainda, que os interessados devem procurar a Agência através do telefone.
Os postos de atendimento de Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Curitiba, São Paulo e Salvador encerraram atividades em 2010, mas as salas de fiscalização de segurança operacional e emissão de documentos para tripulantes continuam funcionando. As reclamações e sugestões à Agência, devem ser feitas pelo endereço eletrônico http://www.anac.gov.br/faleanac ou pelo telefone 0800 725 4445. "O ideal é ter a presença do empregado da Anac para receber esse tipo de sugestão, reclamação, que pode ser também da companhia aérea e até da Empresa Aeroportuária", admite.
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