terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fluxo de passageiros no aeroporto de Fortaleza supera 5 mi

O terminal da Capital parece não ter sentido os efeitos da baixa estação e registrou movimentação recorde em 2010


( Somente em dezembro, 495 mil pessoas transitaram pelo aeroporto, 10,9% mais que em igual mês de 2009 )


Confirmando as previsões de que o Ceará em 2010 não teria baixa estação, o Aeroporto Internacional Pinto Martins registrou movimentação recorde de passageiros no período. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 5.072.785 pessoas passaram pelo terminal, número 20,4% superior ao fluxo de pessoas registrado em 2009, conforme dados da Infraero.

Uma forte divulgação do destino estadual na mídia nacional; a criação de novas rotas e o estímulo ao turismo de negócios; além do crescimento econômico brasileiro, que possibilita a realização de viagens aéreas a quem antes não podia; vêm favorecendo o incremento na movimentação de passageiros no aeroporto local.

Com a forte demanda por parte dos usuários, expandiu-se também, no ano passado, a quantidade de voos que pousaram e decolaram na Capital cearense. Um total de 62.570 voos transitaram por Fortaleza em 2010, incremento de 20,6% ante o ano anterior, quando 51.861 voos passaram pela cidade.

Ano a ano, o aumento no trânsito de passageiros via Pinto Martins vem crescendo a taxas bastante expressivas. De 2009 para 2008, a alta foi de 21,52%.

Limite próximo

Com o incremento na movimentação e a capacidade máxima do terminal - atualmente de 6,2 milhões de passageiros/ano, segundo a Infraero - chegando a seu limite, surge a preocupação nos usuários de que o aeroporto não dê conta da demanda. Caso o crescimento se mantenha estável, o tráfego em 2011 pode chegar a 6,08 milhões de pessoas/ano, para em 2012 atingir 7,3 milhões.

"Os investimentos que já estão sendo feitos para ampliar o terminal vão atender a esse horizonte de crescimento da demanda. Durante boa parte do dia, operamos com folga. Eventuais atrasos podem ocorrer apenas devido à operação das empresas, e não por problemas estruturais do aeroporto. Embora tenha havido um crescimento no fluxo, estamos tranquilos", avalia o superintendente do Aeroporto de Fortaleza, Wellington Santos.

Ampliação do terminal

A primeira parte da ampliação do terminal aeroportuário está prevista para ser concluída em 2013 e deve dar vazão ao fluxo de passageiros que assistirá aos jogos da Copa de 2014 na Capital. Com isso, a capacidade do Pinto Martins será elevada para 9 milhões de passageiros/ano, a partir da construção do segundo terminal.

Em 2018, a expansão será finalizada, e o aeroporto terá porte para receber até 14 milhões de pessoas/ano. No momento, o projeto de ampliação está sendo concluído, e as obras estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.

Fim do ano

Somente em dezembro do ano passado, 495.004 passageiros transitaram pelo Aeroporto de Fortaleza, número 10,9% maior do que o assinalado no último mês de 2009. A movimentação de pessoas em dezembro já sinaliza positivamente para a projeção, feita pela Secretaria do Turismo (Setur), de que 900 mil visitantes deverão visitar o Estado nesta alta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário