sábado, 22 de janeiro de 2011

Anac aplica R$ 2,3 mi em multas

Dos 329 autos de infração abertos pela Agência, 244 foram para as empresas TAM, Webjet e Gol

Os passageiros das seis maiores companhias aéreas do País registraram cerca de 3 mil reclamações junto à Agência Nacional de Aviação Civil, no período de fim de ano

São Paulo A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou ontem um balanço da operação fim de ano, realizada em 11 aeroportos do país na virada do ano para evitar os problemas mais recorrentes entre passageiros e companhias aéreas.

Ao todo, foram aplicados R$ 2,3 milhões em multas entre os dias 17 de dezembro e 7 de janeiro. As multas foram aplicadas em 329 autos de infração abertos pelas equipes de fiscalização da agência.

Destes, 244 autos foram para as empresas TAM, Webjet e Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até ontem. As demais infrações foram cometidas por companhias aéreas estrangeiras.

Segundo a Anac, os números ainda poderão aumentar, já que todas as manifestações de passageiros registradas na agência também estão sendo avaliadas e poderão gerar autuações para as companhias aéreas.

No período da operação, a Anac registrou cerca de 3 mil reclamações contra as seis maiores empresas aéreas, o que corresponde a menos de 1% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro.

Crescimento

Em dezembro de 2010, segundo balanço da Anac, os aeroportos brasileiros registraram 13,2 milhões de embarques e desembarques de voos domésticos, valor 2 milhões acima do registrado no mesmo período de 2009.

Mesmo com o crescimento, o índice de atrasos acima de 30 minutos permaneceu próximo ao dos últimos anos - por volta de 20%. Os cancelamentos também ficaram no mesmo patamar, cerca de 5% do total de voos programados.

Já os voos domésticos com decolagem com mais de 1h de atraso foram 7,89% em dezembro do ano passado.

Outro lado

Em nota, a TAM informa que "cumpriu com todas as medidas acordadas com a Anac para o final do ano" e que disponibilizou "equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine, pessoal de check-in, check-out, embarque, comercial, cargas, manutenção, lojas e supervisão nos principais aeroportos do país".

Ainda segundo a companhia, a prioridade "foi assegurar que todos os passageiros chegassem a seus destinos" e que os "atrasos e poucos cancelamentos foram causados principalmente por problemas meteorológicos em algumas cidades, a manutenções não programadas ou a ajustes na malha, assim como a algumas manifestações pontuais de funcionários no período".

A companhia Gol emitiu nota dizendo que "não foi notificada oficialmente" e a Webjet afirmou que "respeita as decisões da Anac e analisará a questão internamente".

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