quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Tam e Lan assinam primeiros acordos para formação da Latam

Lan e Tam dão mais um passo para a formação da Latam

As companhias aéreas Lan e Tam anunciaram hoje a assinatura dos acordos vinculativos entre as duas empresas e seus respectivos acionistas controladores, conforme o memorando de entendimento firmado em 13 de agosto de 2010. Eles incluem contratos contendo os termos e as condições definitivas da combinação dos negócios entre as duas empresas. No entanto, a transação continua sujeita à aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac) e outras entidades governamentais.

Os contratos foram aprovados pelos Conselhos de Administração da Tam e da Lan, em reuniões realizadas ontem (18/01) no Chile e no Brasil. Os Conselhos de Administração das companhias aprovaram os documentos vinculativos e concordaram em recomendar a aprovação da transação aos seus respectivos acionistas.

A expectativa é de que a operação leve entre seis e nove meses para ser finalizada. A união das duas companhias na Latam resultará num grupo que será uma das dez maiores empresas aéreas do mundo, oferecendo serviços de transporte de passageiros e carga para mais de 115 destinos em 23 países, operando uma frota de mais de 280 aeronaves e empregando mais de 40 mil pessoas.

"Temos o prazer de anunciar que Lan e a Tam estão dando um passo novo e muito importante para a construção de um dos grupos líderes da aviação mundial. O anúncio de hoje confirma o compromisso que compartilhamos com nossos amigos da Tam, que é de intensa paixão e determinação de oferecer melhores serviços a milhões de passageiros na América Latina, sempre com a certeza do grande potencial deste mercado", disse Enrique Cueto, CEO da Lan Airlines.

"Como líderes na região, a Tam e a Lan fazem um movimento natural, dentro da tendência mundial de consolidação observada no setor aéreo. Acreditamos que esse é o melhor caminho para assegurar o crescimento das companhias, em um cenário de crescente competição e demanda. Estamos confiantes em que, após a obtenção de todas as aprovações necessárias, poderemos oferecer ainda mais benefícios aos nossos clientes, funcionários e acionistas", completou Marco Antonio Bologna, CEO da Tam S.A.

Consumada a transação, as duas companhias e suas respectivas subsidiárias continuarão as operações aéreas da maneira como são conduzidas atualmente. O presidente do Conselho de Administração da Latam será Mauricio Rolim Amaro. Enrique Cueto permanecerá como CEO da Latam e Ignácio Cueto manterá sua posição atual. A presidente do Conselho de Administração da Tam S.A. continuará a ser Maria Claudia Oliveira Amaro, e Marco Antonio Bologna permanece como diretor Presidente da Tam S.A.




Nenhum comentário:

Postar um comentário