terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Atrasos paralisam 33 obras de infraestrutura da Copa 2014, diz jornal

Projetos de mobilidade urbana e de modernização de aeroportos não saíram do papel em 2010

(Monotrilho de Manaus, uma das obras emperradas.)


Levantamento do jornal “Folha de S.Paulo” mostra que apenas duas das 35 obras de infraestrutura da Copa previstas para começar em 2010 saíram, de fato, do papel.

As 12 sedes do Mundial assinaram em janeiro passado um documento chamado de matriz de responsabilidade, listando 95 obras de mobilidade urbana necessárias para a realização do evento.

Apenas Curitiba, no entanto, começou um dos projetos, a requalificação do corredor de ônibus Marechal Floriano. Outras 10 sedes com obras previstas para o ano passado estão atrasadas. Fortaleza é a única fora da lista.

Além das obras da matriz, a Infraero, estatal que administra os aeroportos, deveria começar seis projetos. No entanto, apenas a ampliação e revitalização das pistas do Aeroporto de Guarulhos (SP) está em andamento. As outras cinco obras, duas em Guarulhos e as outras em Belo Horizonte, Brasília e Curitiba estão atrasadas.

Ainda de acordo com o jornal, na maior parte dos projetos de mobilidade as desapropriações ainda não começaram.

Obras
As obras de transporte dizem respeito ao PAC da Mobilidade Urbana, programa de investimentos de R$ 11,48 bilhões. Do montante, R$ 7,68 bilhões virão através de empréstimo da União com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Infraero planeja injetar R$ 5,5 bilhões em 13 aeroportos das 12 capitais da Copa.

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