Com a expansão da pista, aeronaves de grande porte - como o boeing 747, MD-11 e DC-10 - poderão decolar do Aeroporto Salgado Filho com peso máximo, de carga e combustível. Além disso, a área desocupada vai permitir a instalação do ILS categoria 2, instrumento de auxílio à navegação aérea que permite o funcionamento do aeroporto com baixa visibilidade. “É um momento histórico para a cidade e para o Salgado Filho, pois estamos atendendo uma exigência para a Copa do Mundo e, ao mesmo tempo, nos colocando entre os principais aeroportos do País” destacou o superintendente da Regional Sul, Carlos Alberto da Silva Souza.
Atualmente, o projeto para ampliação da pista de pouso e decolagem está em fase de atualização do projeto executivo. A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2011, com conclusão prevista para 2013. Todavia, como forma de adiantar os serviços, a Infraero já finalizou obras de alargamento da pista, que passou de 42 para 45 metros de largura.
O início do processo de desapropriação foi possível depois do convênio firmado, em agosto de 2010, entre a Infraero e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no valor de R$ 61 milhões. A área entregue nesta sexta-feira representa um terço do total das vilas Dique e Floresta, que serão desocupadas. Até o momento, 434 famílias já foram retiradas da Vila Dique, e a previsão é que até março de 2012 as 1.476 famílias restantes sejam removidas. Em maio, será a vez da desocupação da Vila Nazaré, e, posteriormente, o bairro Floresta.
Maior desenvolvimento econômico para o Estado
Além de atender as exigências para a realização da Copa do Mundo de 2014, a ampliação da pista do Salgado Filho possibilitará um maior desenvolvimento econômico para o Estado do Rio Grande do Sul. Com as melhorias, as empresas gaúchas poderão exportar ou importar, por via aérea, usando a capacidade total do frete.
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