terça-feira, 31 de maio de 2011

Passageiros enfrentam filas com pane da Oi

Falha no sistema de transmissão da empresa de telefonia prejudica serviço de comunicação no Pinto Martins

Demora no atendimento: filas no saguão do Pinto Martins se formaram no fim da manhã de ontem

Uma pane no sistema de check-in das companhias aéreas Azul e Tam causou longas filas no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza entre 11h30 e 14h20 de ontem, segunda-feira dia 30, atrasando a saída de dois voos. Os funcionários voltaram a realizar o atendimento manualmente, ocasionando demora e a formação de filas no saguão principal do aeroporto.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou o problema, mas, de acordo com o superintendente regional Wellington Santos, foram tomadas as devidas providências para evitar o caos. "Colocamos alguns balcões extras para agilizar o atendimento", comentou.

Outro procedimento adotado pela Infraero foi utilizar o serviço de som para manter as informações aos usuários. Para o superintendente regional não houve maiores transtornos e o serviço voltou ao normal a partir das 15 horas.

A Infraero divulgou, ainda, que a partir das15 horas de segunda-feira até a meia-noite estariam programados 33 voos partindo de Fortaleza e outros 29 desembarcando na Capital.

Justificativas

O posicionamento das empresas aéreas envolvidas na pane recaem na culpa por parte da empresa de telefonia responsável pelo equipamento de transmissão das centrais telefônicas que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Segundo o responsável pelo setor de relações com a imprensa da Tam Linhas Aéreas, Marcelo Couto, a empresa relata o corrido em nota oficial: "A Tam informa que, devido a um problema ocorrido hoje (ontem) na rede de dados da operadora de telefonia, e conexão de informações com o aeroporto foi interrompida, o que ocasionou a indisponibilidade de acesso a alguns sistemas da companhia aérea durante algumas horas. Com isso, os processos do check-in foram realizados manualmente e, assim, tornaram-se mais lentos. O departamento de Tecnologia da Informação da empresa aérea acionou a operadora que tomou as devidas medidas corretivas, e o sistema foi restabelecido em seguida".

A Tam garantiu, ainda, que "durante o período sem conexão, alguns voos sofreram atrasos. A empresa lamenta os transtornos causados aos passageiros e ressalta ainda que todos os clientes foram atendidos e que nenhum passageiro em conexão de voo foi prejudicado".

A empresa aérea Azul, por ser de menor porte, não enfrentou grandes dificuldades e contornou logo a situação com seus passageiros.

Segundo a responsável pelo departamento de Comunicação Corporativa da empresa de telefonia OI, que responde pelo Ceará, Maranhão e Piauí, Filomena Brandão, a empresa informa "que a falha no sistema na manhã de segunda-feira, 30, ocorreu em equipamento de transmissão numa central telefônica de Fortaleza, afetando o serviço de comunicação de dados do Aeroporto Internacional Pinto Martins por algumas horas".

A jornalista Filomena Brandão garantiu que os serviços estão normalizados.

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