segunda-feira, 9 de maio de 2011

Aeroporto de Petrolina deve ser reformado

Equipamento opera com demanda crescente. Aeroporto Senador Nilo Coelho tem quatro companhias aéreas operando e só no ano passado recebeu 254 mil passageiros.

Considerado como uma das principais portas de acesso ao Vale do São Francisco, o Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, Sertão do Estado, já está na lista de projetos de ampliação da Infraero. Operando com uma demanda que cresce a cada ano – em 2010 recebeu cerca de 254 mil passageiros – e com a participação de quatro companhias que disponibilizam vôos diários (Gol, TAM, Trip e Avianca), o equipamento deve ser contemplado nos próximos dois anos com uma reforma. O projeto já está sendo avaliado.

“A nossa expectativa é que até o final do ano esse projeto de ampliação fique pronto. Prevemos para os próximos anos melhorias nas salas de embarque e desembarque, sistema de terminal de passageiros, melhorias nos balcões de check in, acessibilidade aos portadores de deficiência, um elevador deve ser instalado no local. Além disso, devem ser implantados ainda um sistema de armazenamento de resíduos e uma estação de tratamento de esgoto.

Ou seja, a proposta é deixar o aeroporto cada vez mais em condições de fazer frente a essa demanda crescente, que só reflete o desenvolvimento de Petrolina e do Estado de Pernambuco”, adianta o superintendente Regional da Infraero Nordeste, Fernando Nicácio.
De acordo com a Infraero, entre 2009 e 2010, a demanda de passageiros cresceu o equivalente a 22%. “Isso mostra a potencialidade do Vale do São Francisco que se traduz, sobretudo, no agronegócio.

O turismo também tem sido ampliado e a proposta da Infraero é garantir com que todos os usuários do aeroporto tenham acesso a bons serviços e uma infra-estrutura de qualidade. Assim que finalizarmos o projeto, há uma expectativa para que as obras possam começar entre 2012 e 2013”, enfatiza Nicácio.
Segundo o superintende, as obras não devem contemplar a pista do aeroporto Nilo Coelho. “Não há necessidade.
Em termos de pátio, de pista, temos uma das melhores do Brasil, com qualidade, segurança e que obedece a todos os requisitos internacionais”.

A pista do aeroporto de Petrolina tem 3.250 metros e é a segunda do maior pista de aterrisagem do Nordeste. Ela foi ampliada em 2004. Além dos voos diários, a pista recebe semanalmente um cargueiro, que leva frutas produzidas no Vale do São Francisco para países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário