sábado, 28 de maio de 2011

Infraero detalha projeto de ampliação do aeroporto de Fortaleza

Reforma está prevista para acontecer em duas etapas e prevê a construção de novas pontes de embarque

Aeroporto Pinto Martins receberá 7,5 milhões de passageiros em 2014

A Infraero detalhou o projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, orçado em R$ 397 milhões. O projeto prevê a construção de seis novas pontes de embarque – que conectam o aeroporto à aeronave – e uma área total de 133 mil metros quadrados de infraestrutura, quase 100 mil metros quadrados a mais que o perímetro atual.

“Para a Copa de 2014, nós já teremos cerca de 117 mil metros quadrados de área construída”, afirmou o diretor nacional de projetos da Infraero, Jonas Maurício.

Com a reforma, o Pinto Martins terá capacidade para receber até nove milhões de passageiros por ano; em 2010, circularam cinco milhões de passageiros. Para 2014, já contando com a Copa do Mundo, a previsão é de 7,5 milhões/ano. “Serão mais passageiros, com melhoria de conforto e serviço”, completa o representante da Infraero.

Ampliação comercial

O novo Aeroporto vai aumentar o espaço de área comercial, com mais lojas no saguão e nas salas de embarque e desembarque.

Está prevista ainda a construção de um edifício-garagem com capacidade para aproximadamente cinco mil carros. O estacionamento será cedido para administração da iniciativa privada, segundo Maurício.

O Estudo e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) é pré-aprovado, já que a construção do aeroporto de Fortaleza, inaugurado em 1995, previa a expansão. Com isso, a Infraero espera celeridade no início das obras.

A primeira etapa de ampliação está prevista para ser entregue em outubro de 2013, quando o perímetro sairá dos atuais 33 mil metros quadrados para 117 mil metros quadrados. O estacionamento à frente do aeroporto também passará por reforma.

Segurança jurídica

Jonas Maurício afirmou ainda que o edital foi pré-aprovado pelo Tribunal de Contas da União e será lançado na segunda quinzena de julho. Ele afirmou também que já foram tomados os cuidados necessários para impedir que eventuais recursos após a licitação atrasem o início dos trabalhos.

“Tudo que estiver ao alcance da Infraero será feito. Nós vamos manter boas relações com as assessorias jurídicas do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza para viabilizar o que for necessário”, destacou.

A previsão é de que a licitação esteja concluída em setembro, para que as obras comecem dentro do prazo previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário