A Gol anunciou ontem (10/05) que obteve um lucro líquido de R$ 110,5 milhões. A companhia divulgou que sua receita líquida atingiu R$ 1.8 bilhões, 9,6% superior ao registrado há um ano. Esse aumento ocorreu em virtude do crescimento na demanda no período, de 9,7%
A Gol informou ainda que no fluxo de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) foi de R$ 296,9 milhões, comqueda de 26,7% na comparação anual. No período, a margem passou de 23,4 % para 16,1%.
Enquanto isso, o lucro operacional da empresa medido pelo Ebit, de lucro antes de juros e impostos, caiu 59%, para R$ 78,5 milhões. A companhia, que disputa a primeira posição no mercado de aviação brasileiro com a Tam, obteve uma receita operacional líquida de R$ 1,84 bilhão de janeiro a março, o que representa um incremento de 6,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Já os custos e despesas operacionais somaram R$ 1,76 bilhão.
O aumento no lucro líquido do primeiro trimestre foi principalmente em razão de maiores ganhos com variação cambial entre os períodos. O resultado operacional foi consistente com aumento de receitas e custos em patamares semelhantes. No quarto trimestre de 2010, o lucro líquido havia sido de R$132,2 milhões e margem de 7,1%. A Gol registrou Receita Líquida 9,6% acima dos R$ 1,7 bilhão dos três primeiros meses do ano passado e 1,4% maior que os R$ 1,86 bilhão registrados no quarto trimestre de 2010.
Esse aumento reflete o forte crescimento da demanda no período em 9,7%, comparado aos primeiros três meses do ano passado, estimulada pela prática de tarifas competitivas, que gerou uma taxa de ocupação recorde no mercado doméstico para o período e melhor desempenho das receitas auxiliares, que registraram crescimento de 18,5%.
"No período, a companhia bateu recorde de demanda em sua malha aérea total desde o início das operações e o melhor desempenho operacional para o mês de março desde o ano de 2005", destacou Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol. "Essas conquistas foram reflexo do cenário positivo na economia brasileira, do crescimento constante da demanda e das vantagens competitivas da Gol no mercado. Temos o melhor posicionamento no segmento doméstico, com mais frequência e regularidade nos principais aeroportos do País".
O Lucro Operacional Ajustado registrou margem de 10,2%, um decréscimo de 0,9 na comparação ano-a-ano. Este resultado reflete principalmente o aumento nos custos de combustíveis e de pessoal no trimestre. Este aumento foi parcialmente compensado por um ganho em eficiência operacional representada pela maior utilização das aeronaves.
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ResponderExcluirAtt. Roberto Praia (Aviation News Brazil)