sábado, 14 de maio de 2011

Infraero diz que não tem plano B

A Anac teme que aeroportos fiquem sobrecarregados na Copa

Brasília. O representante da Infraero, Walter Américo Souza, superintendente de planejamento de aeroportos, afirmou que não há um plano B para o caso de as obras não ficarem prontas a tempo para a Copa do Mundo de 2014.

"Estamos trabalhando junto com governos locais e estaduais para ver o que está acontecendo, estamos aprendendo com as lições da Copa da África e teremos uma solução no futuro próximo", ressaltou Souza.

O assessor técnico da diretoria de infraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Dorieldo Prazeres, alertou para o fato de que julho, mês da Copa, é um mês de muita neblina em Guarulhos, período em que o aeroporto fecha com frequência e muitos voos são obrigados a alternar para outros aeroportos.

"Há um perigo de interrupção na Copa e não tenho ideia de qual seria o plano de contingência para lidar com isso", declarou Prazeres durante um seminário sobre aeroportos na América Latina.

"Qual seria a opção quando Guarulhos fechar? Campinas é uma preocupação pois também está saturado", questionou ele. Além de Guarulhos, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, também costuma fechar por problemas de neblina.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, reiterou, ontem, o interesse do estado em assumir o Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim. Segundo ele, caso a transferência seja aceita, o estado iniciaria rapidamente o processo para "promover uma parceria com o setor privado".

Para acelerar as obras nos aeroportos, a Infraero promete contratar uma empresa gestora de projetos, com profissionais altamente qualificados para acompanhar os empreendimentos previstos para todos os terminais de cidades-sede da Copa, afirmou uma fonte envolvida no assunto. A Infraero precisa fazer concurso público, mas enfrenta dificuldades, diante dos baixos salários.

Um comentário: