Companhia teve 41,8% de participação no mercado aéreo no mês de março |
Depois de ter perdido em fevereiro a liderança do mercado doméstico para a Gol, a Tam se recuperou no mês passado obtendo um crescimento de 25,2% na demanda de passageiros transportados em seus voos domésticos , na comparação com o mesmo período de 2010. Com isso passou a liderar o mercado brasileiro de aviação, com participação de 41,8%, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Gol voltou ao segundo lugar com um market share de 38,55%, seguido da Azul com 7,79%, da Webjet com 5,55% e da Trip com 2,57%. Ao comentar os resultados obtidos pela Tam, o presidente Líbano Barroso destacou a política estratégica da companhia. "A nossa posição no mercado doméstico em março mostra que estamos no caminho certo em nossa estratégia, focada no equilíbrio entre o market share e a rentabilidade", destaca .
O dirigente garantiu também que a política não será alterada sem perda da qualidade dos serviços."Vamos prosseguir com nossa política de redução de custos, combinada com os esforços para manter e melhorar a alta qualidade de nossos serviços".No mercado doméstico, incluindo os dados da Pantanal, a Tam aumentou sua oferta em 14,6%, na comparação com março de 2010.
A taxa de ocupação na Tam foi de 68,7% no mês passado. O preço médio pago por passageiro a cada quilômetro voado diminuiu cerca de 5%, resultado influenciado pela forte participação de clientes viajando a lazer, que compram suas passagens com antecedência ou utilizam bilhetes-prêmio do Programa Tam Fidelidade.
A companhia manteve sua liderança no segmento nas operações para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, com market share de 86,1%, seguido da Gol e Varig com 13,07%. Nos voos internacionais, a Tam atingiu uma taxa de ocupação de 80,3% em março, recorde para esse mês, como resultado de um aumento de 12,1% na oferta, combinado com crescimento de 26,7% na demanda. O movimento de passageiros entre o Brasil e o exterior permaneceu forte. O yield internacional em dólar se manteve estável na comparação com o mês anterior.
No acumulado do primeiro trimestre, a Tam registrou market share de 41,8% no mercado doméstico e de 85,8% no segmento das linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras. O load factor, por sua vez, foi de 70,5% nos voos domésticos e de 79,7% nas operações para o exterior, com crescimento na demanda de, respectivamente, 14,8% e 16%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário