sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dos 20 maiores aeroportos brasileiros, 17 operam acima da capacidade

Segundo estudo feito pelo Ipea, três operam no limite de eficiência operacional

Dos 20 maiores aeroportos brasileiros, 17 operam hoje acima da capacidade. Esta é uma das conclusões de estudo divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ipea (Instituto de Políticas Econômicas Aplicadas), em Brasília.

De acordo com a nota técnica, com o aumento da demanda pelo transporte aéreo, mesmo com todos os investimentos de ampliação dos terminais previstos para a Copa de 2014, dez dos 13 aeroportos que serão ampliados já estarão novamente acima da capacidade quando o Brasil sediar os jogos.

Os aeroportos que hoje operam acima de 100% de capacidade são Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Natal (RN), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Maceió (AL). Os aeroportos de Curitiba (PR), Santos Dumont (RJ) e Belém (PA) operam acima de 80% da capacidade, o que é considerado acima do limite de eficiência operacional.

Após os investimentos previstos para a Copa 2014, se todos os investimentos forem feitos e as obras finalizadas no prazo, dez dos 13 aeroportos que receberão recursos já estarão operando além da capacidade. São eles: Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Natal (RN), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Recife (PE) e Salvador (BA).

O coordenador do estudo, Carlos Campos Neto, comentou os resultados da pesquisa.

- Mesmo que fosse possível concluir os investimentos no prazo, dez de 13 aeroportos já estariam com movimento acima da capacidade. Isso quer dizer que o atual plano de investimentos não conseguiu fazer uma projeção adequada do crescimento do movimento. Ou as obras demoram tanto que quando ficam prontas a demanda já é maior do que a nova capacidade.

Estudo

O estudo promete dar muita dor de cabeça ao governo. Isso porque o documento afirma que nove que estão com obras previstas não terão condições de finalizar seus empreendimentos a tempo de receber os milhões de turistas que desembarcarão no Brasil na Copa de 2014.

O documento apresenta uma análise dos investimentos feitos pelo governo na infraestrutura aeroviária desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2003 até 2010, foram investidos R$ 8,8 bilhões nos aeroportos brasileiros, uma média de R$ 1,1 bilhão por ano.

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