segunda-feira, 4 de abril de 2011

Infraero prepara estudo para construção de novo aeroporto em Teresina

(Atual terminal operá além da capacidade)

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Ministério da Defesa e a Aeronáutica estão montando uma equipe para fazer os estudos do local onde será construído o novo aeroporto de Teresina. A informação é do superintendente da Infraero no Piauí, Wilson Estrela. O novo aeroporto de Teresina ficará nos arredores da capital, fora da área urbana.

A equipe está sendo montada a pedido do governador Wilson Martins (PSB), que considera a construção de um novo aeroporto a solução para os problemas do aeroporto Petrônio Portella, que fica em área urbana e precisa ser reformado e ampliado para atender à demanda. A Assembleia Legislativa realiza audiência pública hoje (4) para discutir os problemas do aeroporto, e a ampliação e reforma. O aeroporto foi projetado para atender 250 mil passageiros por ano, mas hoje tem uma demanda de 800 mil passageiros por ano.

A construção do novo aeroporto terá um custo estimado de R$ 1,200 bilhão e se estenderá por pelo menos 15 anos, segundo Wilson Estrela. Ele diz que só o estudo para escolha e preservação do local onde a obra será construída levará três anos. No primeiro ano, há a escolha entre três opções de terreno; no segundo, a comissão estuda as condições climáticas, a direção do vento e outros elementos ambientais; e, no terceiro ano, são ratificadas as observações e conclusões firmadas no ano anterior.

Depois disso, mais dois anos para definição das especificações técnicas para contratação do serviço, três anos e meio para a contratação e elaboração do projeto; mais um ano e meio para a licitação e mais cinco anos para a execução da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário