O ILS é um sistema de equipamentos de auxílio à navegação aérea que orienta as aeronaves durante o procedimento de pouso, sendo que o ILS de Categoria III-A permite o direcionamento de aviões mesmo em alturas inferiores a 30m e contato visual com a pista a partir de 200m. Atualmente, os dois aeroportos operam na Categoria II, que permite a orientação em altura mínima de 30m e contato visual com a pista a partir de 200m.
Durante o encontro, foram feitas análises técnicas e atualização dos cronogramas do processo de implantação do sistema em cada um dos aeroportos. Em Guarulhos, o novo ILS deve entrar em operação até o final de 2011, já que o processo de adequações para a instalação dos equipamentos está em fase de conclusão. Entre as adaptações já realizadas em Guarulhos, está a instalação, feita pela Infraero, de equipamentos de monitoramento de sistemas. A previsão é de que todos os requisitos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sejam atendidos até agosto de 2011.
Já no Galeão, a estimativa é de que os requisitos da Anac para a passagem de categoria sejam atendidos até o fim de 2013. Para isso serão realizadas ações conjuntas entre Infraero, Decea e Anac.
O superintendente de Navegação Aérea da Infraero, Will Furtado, comentou a importância da implantação do ILS CAT III-A nos dois aeroportos. “O ganho de segurança e operacionalidade em Guarulhos e Galeão será notável. Além da possibilidade de operações de pouso e decolagem em situações meteorológicas mais restritas, as movimentações poderão ser feitas de forma mais precisa”, pontuou o superintendente.
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