Estudo do Ipea indica que obras do Pinto Martins e de outros 8 aeroportos não ficarão prontas até a Copa
Terminal cearense também seria um dos que operarão acima da capacidade no ano de 2014
São Paulo. O Brasil vai mesmo atrasar aeroportos para a Copa de 2014, segundo um estudo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que será divulgado oficialmente hoje. O resultado do trabalho foi antecipado ontem pelo Blog do Fernando Rodrigues, jornalista do portal UOL e da Folha de São Paulo.
O estudo, segundo informações antecipadas por Rodrigues, informa que obras em nove dos 13 aeroportos que estão sendo readequados para a Copa do Mundo não ficarão prontos para o evento. Entre os nove, está o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Além disso, dez desses 13 aeroportos vão operar acima da capacidade no ano de 2014. O terminal de Fortaleza também estaria no rol dos que terão movimento maior do que a estrutura permite daqui a três anos, quando os jogos da Copa acontecerem. Segundo o estudo do Ipea, a capacidade estimada para 2014 é de 6 milhões de passageiros/ano no aeroporto do Ceará, mas o movimento previsto será de 7,4 milhões. Isso estaria 23,8% acima da capacidade.
Equívoco
O secretário especial do Estado para a Copa de 2014, Ferruccio Feitosa, afirma que desconhece o relatório do Ipea e que a informação sobre um possível atraso das obras do aeroporto da Capital cearense está equivocada.
Feitosa diz que na última sexta-feira, dia 8, participou de reunião em Brasília, com representantes de vários ministérios, na qual a Infraero apresentou o cronograma do projeto. Pelas informações oficialmente divulgadas na ocasião, o Aeroporto Internacional Pinto Martins estaria pronto em dezembro de 2013, com capacidade para 8 milhões de passageiros por ano.
Hoje, o aeroporto da capital cearense tem capacidade para 3 milhões de passageiros por ano. Outro dado apresentado, segundo Feitosa, é a ampliação do número de portões de embarque e desembarque do terminal do Pinto Martins, que passará dos atuais sete para um total de 13 portões.
Recursos
A administração federal alocou R$ 5,6 bilhões para a Infraero gastar, de 2011 a 2014, nesses 13 aeroportos. De acordo com informações do Ipea divulgadas por Rodrigues, seriam necessários, ao menos, 92 meses (mais de sete anos e meio) para que fossem cumpridas as etapas de uma obra do porte das necessárias aos aeroportos do Brasil.
Ao comentar sobre o terminal de Manaus, Rodrigues diz que o estudo divulga que "as conclusões são alarmantes". No Amazonas, as obras têm prazo de conclusão em dezembro de 2013, mas ainda estavam na fase inicial em 2010 e podem ficar prontas só em 2017.
Outros sete aeroportos acompanham o de Manaus e o de Fortaleza e não devem ficar prontos até a data de realização da Copa, afirma o Ipea. São eles: Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Confins (MG) e Porto Alegre (RS).
Além disso, o aeroporto de Curitiba, em fase de licitação, deve demorar três anos e meio e só ficará pronto se nenhum atraso ocorrer. Os aeroportos do Galeão (RJ) e do Recife (PE) devem ficar prontos a tempo. As obras de Natal (RN), entretanto, não têm previsão.
Os 92 meses previstos pelo Ipea incluem elaboração de projeto, obtenção de licença ambiental do Ibama, aprovação dos gastos pelo Tribunal de Contas da União, licitação e execução da obra. Não incluem atrasos provocados por irregularidades. Em Goiânia, cita o Ipea, obras foram suspensas em 2007, após o TCU encontrar "projeto básico deficiente e sobrepreço de mais de R$ 73,5 milhões". Em 2010, o contrato foi suspenso.
Sem capacidade
23,3 por cento seria o movimento acima da capacidade no Pinto Martins no ano da Copa, segundo o Ipea. O governo do Ceará nega a informação.
O estudo, segundo informações antecipadas por Rodrigues, informa que obras em nove dos 13 aeroportos que estão sendo readequados para a Copa do Mundo não ficarão prontos para o evento. Entre os nove, está o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
Além disso, dez desses 13 aeroportos vão operar acima da capacidade no ano de 2014. O terminal de Fortaleza também estaria no rol dos que terão movimento maior do que a estrutura permite daqui a três anos, quando os jogos da Copa acontecerem. Segundo o estudo do Ipea, a capacidade estimada para 2014 é de 6 milhões de passageiros/ano no aeroporto do Ceará, mas o movimento previsto será de 7,4 milhões. Isso estaria 23,8% acima da capacidade.
Equívoco
O secretário especial do Estado para a Copa de 2014, Ferruccio Feitosa, afirma que desconhece o relatório do Ipea e que a informação sobre um possível atraso das obras do aeroporto da Capital cearense está equivocada.
Feitosa diz que na última sexta-feira, dia 8, participou de reunião em Brasília, com representantes de vários ministérios, na qual a Infraero apresentou o cronograma do projeto. Pelas informações oficialmente divulgadas na ocasião, o Aeroporto Internacional Pinto Martins estaria pronto em dezembro de 2013, com capacidade para 8 milhões de passageiros por ano.
Hoje, o aeroporto da capital cearense tem capacidade para 3 milhões de passageiros por ano. Outro dado apresentado, segundo Feitosa, é a ampliação do número de portões de embarque e desembarque do terminal do Pinto Martins, que passará dos atuais sete para um total de 13 portões.
Recursos
A administração federal alocou R$ 5,6 bilhões para a Infraero gastar, de 2011 a 2014, nesses 13 aeroportos. De acordo com informações do Ipea divulgadas por Rodrigues, seriam necessários, ao menos, 92 meses (mais de sete anos e meio) para que fossem cumpridas as etapas de uma obra do porte das necessárias aos aeroportos do Brasil.
Ao comentar sobre o terminal de Manaus, Rodrigues diz que o estudo divulga que "as conclusões são alarmantes". No Amazonas, as obras têm prazo de conclusão em dezembro de 2013, mas ainda estavam na fase inicial em 2010 e podem ficar prontas só em 2017.
Outros sete aeroportos acompanham o de Manaus e o de Fortaleza e não devem ficar prontos até a data de realização da Copa, afirma o Ipea. São eles: Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Confins (MG) e Porto Alegre (RS).
Além disso, o aeroporto de Curitiba, em fase de licitação, deve demorar três anos e meio e só ficará pronto se nenhum atraso ocorrer. Os aeroportos do Galeão (RJ) e do Recife (PE) devem ficar prontos a tempo. As obras de Natal (RN), entretanto, não têm previsão.
Os 92 meses previstos pelo Ipea incluem elaboração de projeto, obtenção de licença ambiental do Ibama, aprovação dos gastos pelo Tribunal de Contas da União, licitação e execução da obra. Não incluem atrasos provocados por irregularidades. Em Goiânia, cita o Ipea, obras foram suspensas em 2007, após o TCU encontrar "projeto básico deficiente e sobrepreço de mais de R$ 73,5 milhões". Em 2010, o contrato foi suspenso.
Sem capacidade
23,3 por cento seria o movimento acima da capacidade no Pinto Martins no ano da Copa, segundo o Ipea. O governo do Ceará nega a informação.
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