quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tam comemora 10 anos da unidade de manutenção de aviões e busca ampliação

Diretoria e funcionários da Tam comemoram 10 anos da MRO

Em 5 de fevereiro de 2001, a Tam inaugurava uma unidade de manutenção de aeronaves em São Carlos. Dez anos depois, a companhia aérea contabiliza mais de 1,4 mil aviões reparados. "Nesse período transformamos uma fazenda e fábrica de tratores em um pólo tecnológico de excelência", destacou Líbano Barroso, presidente da Tam, durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do centro de manutenção (MRO) nesta quarta-feira (09/02) em São Carlos, interior de São Paulo. Também no local está localizado o Museu da Tam.

A descoberta do terreno para a implantação do centro de manutenção e do Museu da Tam foi por acaso. Segundo João Amaro, presidente do Museu Tam e irmão do Comandante Rolim, proprietário da Tam Linhas Aéreas, as negociações para a escolha de São Carlos como sede aconteceu em apenas uma semana. " Até 1998, praticamente toda a manutenção de nossos aviões era feita nos pátios do aeroporto de Congonhas. A situação estava caótica. Como Rolim pediu uma solução rápida, analisamos alguns locais e por pequenas questões orçamentárias a unidade não foi instalada em Tatuí e em Guarulhos", lembrou Amaro. O centro e o Museu da Tam estão instalados em uma área própria de 4,6 milhões de metros quadrados.

A unidade presta serviço, atualmente, para 14 empresas aéreas nas Américas e na Europa. Em 2010, a MRO cresceu em 7% o atendimento de aeronaves e realizou 131 checks. "Tivemos um incremento de 16% em nossa operação de manutenção", ressaltou Barroso, lembrando que a companhia realizou, pela primeira vez, o reparo simultâneo em cinco aviões de outras empresas. O centro tem capacidade para fornecer manutenção para aeronaves dos modelos A318, A319, A320, A321, A330, Boeing 767, Fokker 100 e ATR-42. Além disso, está homologado para revisar mais de cinco mil componentes aeronáuticos.

A ideia, no entanto, é ampliar o serviço para aeronaves maiores como o A340 e o Boeing 777. "Esse trabalho só será possível com o apoio do poder público. Precisamos expandir em tamanho nossa pista para 2.400 metros. Para isso, seria necessária a construção de mais 700 metros", anunciou o dirigente, mencionando que em paralelo também seria necessária a instalação de um aeroporto alfandegário. O objetivo é facilitar o desembaraço das importações de equipamentos e peças. "Conseguiriamos reduzir de seis para quatro dias esse processo", completou.

Com essa ampliação, a Tam também teria condições de incrementar o número de colaboradores. A unidade conta com 1.400 funcionários e a previsão é que esse índice suba para mais 500 empregados ainda este ano. Se depender do apoio da prefeitura de São Carlos e do deputado Nilton Lima, esses projetos devem ser aprovados em breve. "Ter essa atividade de manutenção da Tam em São Carlos significa em geração de empregos locais e contribui para São Carlos se consolidar como o segundo pólo aeronáutico brasileiro", comentou o prefeito de São Carlos, Oswaldo Baptista Duarte.

O deputado Nilton Lima reforçou ainda que buscará, no âmbito do governo federal, apoio para a duplicação da rodovia que liga as cidades de São Carlos e Ribeirão Preto. Prefeito de São Carlos quando da instalação do centro de manutenção, Lima enfatizou o orgulho de assistir ao crescimento de uma empresa que operava 50 aviões e hoje já soma 152. "Essa unidade não é apenas um centro de manutenção, mas também um condomínio de serviços eque beneficia toda a área de aviação", finalizou.

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