O AEROPORTO
O Aeroporto Internacional de Brasília — Presidente Juscelino Kubitschek (IATA: BSB, ICAO: SBBR) é o aeroporto que serve a capital do Brasil, Brasília. Seu nome é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Atualmente, é o terceiro aeroporto mais movimentado do país, por Brasília ser a capital federal e localizada no centro do território nacional.[1] O aeroporto possui duas pistas, um aeroshopping composto por mais de 130 lojas e 13 pontes de embarque atualmente. Em 2009, transportou 12,2 milhões de passageiros.
O trabalho de construção do aeroporto, iniciado em 6 de novembro de 1956, durou pouco mais de seis meses e demandou o desmatamento de uma área de 1 334 000 m², terraplanagem de 178 500 m², base estabilizada de 40 900 m², revestimento de 73 500 m², serviços topográficos, de localização e nivelamento. A pista estava projetada para 3 300 m, mas a primeira etapa possuía apenas 2 400 m de extensão e 45 m de largura. O terminal de passageiros foi construído em madeira e serviu à cidade até 1971.
Em 1990 o Aeroporto Internacional de Brasília começou a ganhar a forma atual. Um corpo central e dois satélites para embarque e desembarque de passageiros. A primeira etapa foi inaugurada em 1992. Incluiu a construção do viaduto de acesso ao terminal de passageiros e a cobertura metálica, num total de 11 726 m². O satélite, edifício circular para áreas de embarque e desembarque, foi inaugurado em 1994, na segunda etapa, quando foram entregues também uma parte reformada no corpo central do terminal de passageiros e nove pontes de embarque.
O projeto atual é de autoria do arquiteto Sérgio Parada, que deu ao aeroporto uma concepção moderna, dinâmica e alinhada com os traços da cidade.O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos principais aeroportos do Brasil e da América Latina. Por sua localização geográfica, recebe e distribui mais de 400 voos por dia, movimentando mais de 14 milhões de passageiros por ano para 44 destinos em todas as regiões do país. Opera atualmente seis voos internacionais diretos: um para a Europa (Lisboa), três para os Estados Unidos (um para Atlanta e dois para Miami) e dois para a América Latina (para Lima - Peru). Além desses, um para Argentina (Rosário), com escala.
O Terminal de Passageiros atual é projetado para operar com 8 milhões de passageiros por ano.
- Azul: Embraer 190, Embraer 195
- Gol: Boeing 737-700 , Boeing 737-800 , Boeing 767-300ER
- Avianca Brasil: Airbus A319-100, Fokker 100(F-28-100)
- TAM: Airbus A319-100 , Airbus A320-200 , Airbus A321 , Airbus A330
- Passaredo: Embraer ERJ-135 , Embraer ERJ-145
- Webjet: Boeing 737-300
- TRIP: Embraer 175 , ATR 42-500 e ATR-72-500
- SETE: Cessna 208 Caravan, Embraer 120
- Pantanal: Airbus A319, Airbus A320 e ATR 42
- American Airlines >> Boeing 757-200ER, Boeing 767-300ER
- Copa Airlines >> Boeing 737-700
- Delta Air Lines >> Boeing 757-200ER, Boeing 767-300ER
- Gol >> Boeing 737-700, Boeing 737-800 , Boeing 767-300ER
- Lan Perú >> Airbus A319-100
- Pluna >> Bombardier CRJ-900
- TACA Peru >> Embraer 190
- TAP Portugal >> Airbus A330-200 , Airbus A340-300
- TAM >> Boeing 767-300ER, Airbus A330-200
Sítio Aeroportuário
Área:
28.995.153,00 m²
Pátio das Aeronaves
Área:
57.113 m²
Pista
Dimensões(m):
3.200 x 45/segunda pista: 3.300 x 45
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²):
90.100
Estacionamento
Capacidade:
1.034 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:
40 posições
*as posições podem ser alteradas conforme o mix de aeronaves *
FOTOS
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