quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iberia inalgura rota Fortaleza-Madri e planeja voos diarios em 2 anos

Companhia aérea espanhola inaugurou trecho na Capital, ontem, e já projeta expansão da frequência dos voos

Foto Acima: Aeronave sendo "batizada" com jatos de água.

Foto Acima: Aeronave taxiando pelo patio do Pinto Martins.

Foto Acima: Passageiros do Voo foram recebidos com muita festa e alegria.


Primeiro voo da Iberia aterrissou ontem em Fortaleza e a aeronave foi batizada. Nesta viagem, com destino ao Ceará, vieram 180 passageiros. Expectativa é de que no ano o fluxo atinja 80 mil

Visando o potencial turístico cearense, a Iberia Linhas Aéreas pretende tornar diária a rota que liga Fortaleza a Madri, com escala em Recife, trecho inaugurado, na tarde de ontem, com um voo que chegou da capital espanhola à Terra do Sol.

A companhia opera, atualmente, com três voos semanais, às terças, sextas e domingos, mas, segundo o diretor comercial da empresa no Brasil e na Bolívia, Andrés Lorenzetti, a ideia é ampliar a frequência. "Dependendo do nosso desempenho no primeiro ano de trabalho, projetamos fazer essa rota diariamente, dentro de dois anos", diz. Conforme Lorenzetti, voos diários fazem com que as operações das companhias se tornem mais rentáveis.

Ele prevê que, em 2011, as lotações dos voos da Iberia deverão se situar em uma média de 83% e afirma que a rota que sai da Europa rumo ao Nordeste tende a transportar uma quantidade maior de passageiros do que o voo que decola no Aeroporto Pinto Martins.

Durante este ano, a projeção é de que 80 mil pessoas utilizem a rota. O avião Airbus A-340/300, com capacidade para 254 pessoas, é responsável pelo trecho. Ontem, cerca de 180 passageiros - incluindo dez jornalistas espanhóis que vieram conhecer o lado turístico do Ceará - desembarcaram em Fortaleza, às 16 horas.

NE se populariza

De acordo com Lorenzetti, o Nordeste brasileiro tem se tornado um dos destinos favoritos dos europeus, em virtude do vasto litoral repleto de belas praias, da hospitalidade e das atrações esportivas, como o kitesurf e o windsurf.

"Os italianos estão ´loucos´ pelas praias do Nordeste. Mas também temos notado uma presença mais massiva de alemães e russos, além, é claro, dos turistas vindos da Espanha, que já são velhos admiradores da região", afirma.

Outro passo à frente

Para o diretor de vendas internacionais da Iberia, Angel Valdemoros, toda a história da companhia no Brasil tem sido bem sucedida. "Iniciamos os primeiros voos para o Rio de Janeiro em 1946 e, desde então, só temos dado passos largos por aqui", celebra o executivo.

Para o secretário adjunto do Turismo, Carlo Ferrentini, que representou o governo do Estado na solenidade de lançamento, a chegada da companhia espanhola trará maior visibilidade ao Ceará como destino turístico, podendo, inclusive, abrir novas oportunidades de voos diretos para o Velho Continente. "Essa relação mais estreita enobrece o Ceará. Tenho certeza de que os espanhóis, acalourados como são, irão se identificar muito com a hospitalidade do povo cearense", opina.

Segundo Ferrentini, os principais destinos do fortalezense na Europa são Itália, Inglaterra e Espanha, como foco em Madri e Barcelona. Já no sentido oposto, afirma, os ingleses e australianos têm atentado bastante para as belezas do Estado.

Mercado recuperado

Conforme Andrés Lorenzetti, a crise econômica que permeia o cenário de algumas nações europeias não foi entrave para a chegada da rota da Iberia. "Tivemos um período muito negativo em 2009, quando a crise atingiu o ápice, mas, desde o ano passado, temos notado uma plena recuperação do setor aéreo. Alguns países ainda não se reergueram definitivamente, mas não nos preocupamos com o atual panorama", diz.

Perspectiva

"Dependendo do nosso desempenho, devemos fazer essa rota diariamente"

Andrés Lorenzetti
Diretor comercial da Iberia no Brasil e na Bolívia

"Essa relação mais estreita enobrece o Ceará como destino turístico"

Carlo Ferrentini
Secretário adjunto de Turismo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário