quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Após a Ibéria, a Air France se prepara para pousar em Fortaleza

A primazia da Tap de voar sozinha de Fortaleza para a Europa (iniciou em 1999), fazendo da capital portuguesa o principal portão de entrada dos cearenses para o velho continente, está perto de acabar.

No dia 1º de fevereiro a aérea espanhola Ibéria abriu uma nova conexão da capital cearense com a Europa, com o voo Fortaleza- Madri, com escala em Recife. Serão três frequências por semana para a capital espanhola, as terças, sextas e domingos, utilizando um Airbus A340-300, com capacidade para 260 passageiros.

A boa notícia é que a capital cearense está também nos planos de outra gigante da aviação europeia. A coluna foi informada que a Air France está se preparando para operar a linha Fortaleza-Parais, também através de um voo triangular, dessa feita com a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O pedido de autorização na nova linha à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não foi ainda formalizado, mas a fonte garantiu à coluna que o voo (não se sabe ainda com quantas frequências) está no planejamento interno da Air France.

Foi a partir dessa informação reservada, de acordo ainda com a mesma fonte, que a rede de hotéis francesa Byblos (www.byblos.com) manifestou interesse em se instalar no litoral do Rio Grande do Norte. O local para o primeiro hotel da marca no Brasil já está até escolhido. Será na Praia de Maxaranguape, que fica a 60 quilômetros de Natal.

A marca Byblos pertence ao Floirat Groupe, que controla hotéis de luxo e de charme, além de casas de show na Côte d’Azur, parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, especialmente em Saint Tropez e no Principado de Mônaco.

GIGANTES DO AR

A primeira delas, no caso a Ibéria, já está assegurada. Caso se concretize o voo da Air France, são duas das maiores companhias aéreas da Europa voando para Fortaleza. A Iberia, com mais de 80 anos de atuação no mercado de aviação, opera diretamente em 46 países. Através de acordos com outras companhias, atinge outros 120 países. Após a fusão com a Britsh Airways, a empresa se tornou a terceira maior da Europa (atrás da Lufthansa e da Air France-KLM). São mais de 420 aviões em operação, com mais de 25 milhões de passageiros transportados em 2009.

Air France-KLM foi criada por um acordo mútuo de fusão entre a francesa Air France e a holandesa KLM no final de 2003. A empresa aérea franco-neerlandesa tem sede no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, perto de Paris. É a maior companhia aérea do mundo em termos de lucro operacional total, e a terceira em termos de passageiros-quilômetros. Apesar do processo de fusão, tanto a Ibéria como a Air France utilizam rotas próprias e as marcas de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário