terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Posto de Primeiros Socorros do Galeão se destaca pela eficiência

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim (RJ) conta com um completo Posto de Primeiros Socorros (PPS) que a cada dia ganha mais destaque pela eficiência. O Posto funciona 24 horas por dia e tem oito leitos, sendo dois de UTI e seis de enfermaria, além de contar com duas ambulâncias de suporte médico avançado e outros equipamentos que garantem o bom funcionamento do local.

A equipe de cada turno é composta de dois médicos, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, além de um farmacêutico, este em horário comercial. A partir de março deste ano, o PPS contará com cinco novos fiscais operacionais da Infraero, que trabalharão no local, em regime de escala, 24 horas por dia. Para Artur Augusto Figueiredo, gerente de Segurança do aeroporto, essa nova equipe virá para aprimorar ainda mais o serviço oferecido. “Ajudarão na fiscalização de atendimentos, controle de estoque e equipamentos, suporte para atendimentos simultâneos; tudo para prestar um serviço cada vez mais eficiente” completou Figueiredo.

De acordo com o superintendente do Galeão, André Luís Marques de Barros, o PPS passará por reformas em 2011. “A Infraero planeja investir aproximadamente R$ 1 milhão na troca de equipamentos e modernização das instalações” explicou o superintendente.

Eficiência Comprovada

Em casos de emergência, o atendimento rápido oferecido pelo Posto de Primeiros Socorros faz a diferença para passageiros e usuários que apresentam problemas de saúde durante o voo ou nas dependências do aeroporto. É o que atesta o desembargador José Divino de Oliveira, que acompanhou a esposa durante atendimento médico. ”Na condição de usuário do Galeão, tenho o dever de reconhecer a excelência dos serviços médicos prestados à minha esposa. Durante o voo, ela sentiu-se mal e, quando a aeronave pousou, a ambulância com a equipe médica já estava nos aguardando", relatou o desembargador. A passageira foi imediatamente conduzida ao PPS e prontamente atendida pelo médico de plantão. "A equipe conseguiu reverter o quadro clinico - de pré-síncope cardíaca - em que se encontrava a minha mulher”, declarou o magistrado.

Segundo a enfermeira do Posto, Margarete dos Santos, é gratificante ter o trabalho é reconhecido. “O atendimento é feito de forma igual para todos os usuários. Procuramos atendê-los da melhor maneira possível e garantir que saiam daqui satisfeitos com nosso trabalho”, concluiu Margarete.

Vale destacar que, conforme a Portaria do Ministério da Aeronáutica, as atividades de atendimento médico de emergência visam a atender, prioritariamente, passageiros e tripulantes em serviço, devendo, no entanto, atender também a emergências médicas que venham a ocorrer na área do aeroporto, além de realizar a prestação dos serviços de atendimento de emergências, consultas e exames ocupacionais aos empregados da Infraero.

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