terça-feira, 8 de março de 2011

CONEXÃO: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro


O AEROPORTO

Com uma área de 17,88 km², recebe todos os voos internacionais e a maior parte dos nacionais que servem ao Rio de Janeiro. Possui dois terminais de passageiros (TPS1 e TPS2), com capacidade para 7 milhões e 8 milhões de passageiros, respectivamente, totalizando 171 balcões de check-in, 24 horas por dia em operação.

Dispõe de 53 posições de estacionamento para aeronaves, sendo 23 com pontes de embarque. O aeroporto ainda é servido por um dos maiores, mais modernos e bem aparelhados Terminais de Logística de Carga do continente. Trata-se do quarto terminal de cargas mais movimentado do país, responsável por 6,2% do fluxo total desta natureza nos aeroportos brasileiros em 2007. A Base Aérea do Galeão fica situada em seu perímetro.

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim completou, em janeiro de 2010, 33 anos. Idealizado com um novo conceito de instalações aeroportuárias e de proteção ao voo, o aeroporto foi a solução para descongestionar o tráfego aéreo cada vez mais intenso no antigo Aeroporto do Galeão e para corresponder ao desenvolvimento tecnológico das modernas aeronaves da aviação comercial em todo o mundo.

O Galeão representa uma das principais portas de entrada do Brasil e tem papel determinante nos negócios e turismo. Eventos de grande repercussão mundial como a ECO 92 e os Jogos Pan-americanos se tornaram realidade, com o suporte da infraestrutura aeroportuária do aeroporto.

Localizado a apenas 20 quilômetros do centro da cidade do Rio de Janeiro, é servido por várias vias expressas, como a Linha Vermelha, a Linha Amarela e a Avenida Brasil, o que facilita os deslocamentos para os diversos pontos da cidade,na Zona Sul, Norte e Oeste. O sistema de transporte urbano oferece táxis e linhas especiais de ônibus, que ligam o Galeão a diversos destinos, inclusive ao outro aeroporto da cidade.

O complexo aeroportuário conta com a maior pista de pouso e decolagem do Brasil, com 4.000m x 45m, assim como um dos maiores, mais modernos e bem equipados Terminais de Logística de Cargas do continente.

O Galeão está ligado a mais de 26 localidades nacionais e 24 destinos internacionais. Possui dois sistemas de pistas com operações simultâneas de pousos e decolagens. São 154 balcões de check in, 16 esteiras de restituição de bagagens e 16 esteiras de check-in, 38 pontes de embarque e 24 posições remotas. Ao todo 20 empresas aéreas prestam serviços nos dois Terminais, atendendo um movimento diário de 32 mil passageiros.


CIAS AÉREAS

Aerolíneas Argentinas
Air France
Alitalia
American Airlines
Avianca Brasil
Azul
British Airways
Continental Airlines
Copa Airlines
Delta Air Lines
Gol
Iberia Airlines
LAN Airlines
TAAG
TACA
Transaero
PLUNA
TAM
TAM(Internacional)
TAM (Operado por Pantanal linhas aéreas)
TAM Mercosur
TAP Portugal
United Airlines
US Airways
Lufthansa
Webjet



COMPLEXO AEROPORTUÁRIO


Sítio Aeroportuário

Área:

17.881.696,63 m²

Pátio das Aeronaves

Área:

712.895 m ² (pátio TPS1: 325.550 m² / pátio TPS2: 34.845 m² / pátio TPS5: 46.500m²)

Pista

Dimensões(m):

4.000 x 45 (10/28) e 3.180 x 47 (15/33)

Terminal de Passageiros

Capacidade/Ano:

Área(m²):

TPS-I: 147.834 e TPS-II: 132.847

Estacionamento

Capacidade:

2.742 vagas

Balcões de Check-in

Número:

154 Balcões

Estacionamento de Aeronaves

Nº de Posições:

35posições

*as posições podem ser alteradas conforme o mix de aeronaves*


FOTOS




Nenhum comentário:

Postar um comentário