terça-feira, 29 de março de 2011

Brasil poderá ampliar número de voos para Canadá, México e Rússia

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acaba de fechar novos acordos open skies com o Canadá, México e Rússia. Com os novos entendimentos, mais voos poderão ser operados entre o Brasil e esses países. Além disso, a Anac já havia fechado acordos com os Estados Unidos e a Europa com a mesma finalidade.

No caso do Canadá, será iniciado um regime de liberdade tarifária para voos entre os dois países, além de eliminar as limitações quanto ao número de frequências permitido de parte a parte. O novo acordo ainda permite o compartilhamento de voos entre empresas dos dois países e ainda com empresas de terceiros países. Pelo acordo anterior, a capacidade de voos era de sete frequências mistas (passageiros e carga) e mais três de cargueiros semanais e já estava sendo totalmente utilizada pela parte canadense.

Com o México, o acordo exclui aumento de capacidade nos aeroportos de Guarulhos e da Cidade do México, por razões de infraestrutura, mas libera totalmente o número de voos entre as demais cidades brasileiras e mexicanas. O acordo ainda inclui a possibilidade de arrendamento e intercâmbio de aeronaves entre empresas aéreas de ambas as partes.

Já o acordo Brasil-Rússia ampliou a capacidade de freqüências semanais de no máximo três, para sete mistas e outras sete frequências exclusivamente cargueiras, além de incluir o regime de liberdade tarifária. O acordo permitirá o incremento das ligações aéreas entre Brasil e Rússia, que recentemente concluíram negociações para a eliminação da necessidade de vistos temporários de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário