quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Passageiros italianos iniciam retorno para casa


Pelo menos no Brasil, acabou o impasse entre clientes, Air Italy e operadora Tabapitanga Viaggi

Com a interferência do Consulado italiano no Brasil - que manteve contato com o representante da operadora Tabapitanga Viaggi Tour Operator, em Fortaleza, Marco Villa -, o impasse entre a companhia aérea italiana Air Italy e a operadora de viagens foi parcialmente resolvido e um grupo de passageiros (27) acabou embarcando ainda na última segunda-feira para a Europa. Dos 24 restantes, todos seguirão para a Itália até amanhã. Ontem, alguns viajaram, outros embarcam hoje e, na quinta-feira, seguem viagem o complemento dos 51 passageiros que formavam o grupo.

Marco Villa afirmou, ontem, que a interferência do representante do Consulado italiano no Brasil foi de fundamental importância para que os italianos retornassem ao seu país de origem. "Ele, representante do Consulado em Brasília, ligou-me ainda na segunda-feira. Acertamos os detalhes e alguns passageiros acabaram embarcando de volta à Itália. Espero que, nesta quinta-feira, os últimos embarquem de volta à Itália", contou Marco Villa.

Opções

Além da Air Italy, outras companhias aéreas, como a Transportes Aéreos Portugueses (TAP) e a Livingston, ficaram com a incumbência de vender as passagens ao preço individual de 600 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 1.350,00.

Como alguns passageiros alegaram que não dispunham de dinheiro para o desembolso no ato da compra da passagem, as empresas aéreas aceitaram cartões e outras formas de pagamento. Despesas com hospedagem também foram negociadas. Com relação aos desdobramentos das pendências financeiras entre a operadora italiana Tabapitanga Viaggi Tour Operator e passageiros, Marco Villa disse que agora o impasse continuará nos Tribunais de Justiça da Itália. Com relação ao débito existente entre a operadora e a empresa aérea Air Italy, a questão também deverá ser resolvida na instância judicial, já que houve quebra de contrato.

O caso

Na última segunda-feira, um grupo de 59 pessoas, formado por 55 italianos e quatro brasileiras, revoltou-se e chegou a criar um princípio de tumulto nas dependências do Aeroporto Internacional Pinto Martins, tendo sido necessária a intervenção da Polícia Federal, que acabou detendo sete integrantes do grupo. Segundo os policiais, as detenções aconteceram em virtude do ânimo das discussões entre responsáveis pela viagem e os passageiros, que estavam bastante exaltados. A Polícia Federal temia um confronto de maiores proporções.

Ao procurar responsáveis pela companhia Air Italy para o embarque, o grupo, que em sua maioria retornava de férias para a Itália, ficou sabendo que não havia confirmação de pagamento da passagem e que, portanto, eles só viajariam se desembolsassem a quantia de 820 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 2 mil.

Os passageiros haviam comprado pacote aéreo na Itália, por meio da Tabapitanga Viaggi Tour Operator. Os visitantes que se diziam prejudicados reclamaram em frente ao balcão da empresa aérea italiana, com seus comprovantes de pagamento dos voos de ida e volta em mãos. Porém, a Air Italy informava que esse valor não havia sido repassado.

Fonte: Diario do Nordeste

Um comentário:

  1. Pelo visto, a companhia não teve muita "culpa". O que você acha da Air Italy, recebi um email hoje que meu voo para Roma foi cancelado, me deram opcao pro dia seguinte. Estou meio inseguro por medo de cancelarem de novo em cima da hora.

    ResponderExcluir