quinta-feira, 29 de julho de 2010

Em agosto, Estado ganha novo voo para Cabo Verde


A nova frequência interliga Fortaleza a Lisboa, em Portugal, com conexão em Praia, capital de Cabo Verde.

Nos voos internacionais, a TACV opera com duas aeronaves Boeing 757, com capacidade para 180 e 200 passageiros. No voo que parte de Fortaleza, a ocupação chega a 80%.

De olho nos turistas europeus, que anualmente, em agosto, buscam as praias cearenses para passar férias, e ainda dos brasileiros, que estão aproveitando a desvalorização do euro frente ao real para viajarem à Europa, a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) inicia no próximo dia 4, uma nova frequência interligando Fortaleza a Lisboa, em Portugal. Com conexão em Praia, capital de Cabo Verde, na Ilha de Santiago, o novo voo partirá, semanalmente, às quartas-feiras, à 1h30, do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com chegada a Praia, às 7h30 e à capital lusitana, às 14h30, horário local.

O voo de volta chega à Capital cearense, às terças-feiras, às 22h20, mesmo horário do voo semanal que pousa aos domingos e parte às segundas-feiras. "O fluxo de turistas europeus caiu, devido a alta do real frente ao euro, mas, em contrapartida, isso (o câmbio) está estimulando o brasileiro a viajar mais à Europa", explica o representante da TACV, no Ceará, José Luis de Sá Nogueira. Segundo ele, o incremento nesse fluxo de pessoas, notadamente brasileiros, cabo-verdianos e portugueses justifica a recriação da segunda frequência semanal.

Continuidade

Conforme disse "a TACV já vinha trabalhando para estimular este mercado há algum tempo e espera, agora, dar continuidade à nova rota". O objetivo, acrescenta o executivo, é apontar alternativas de preços mais competitivos para destinos, tais como Madri, na Espanha, Roma e Milão, na Itália, Amsterdã, na Holanda e Paris, na França.

Nogueira explica que os voos para destinos além de Cabo Verde e Portugal serão realizados em "code share", em parceria com outras companhias aéreas, que operam, juntamente com a TACV, a partir de Portugal e de Cabo Verde.

Sem revelar investimentos, o executivo informa que o voo já existente conta com ocupação em torno de 80% e que o novo prevê ocupação inicial de 70%. Nos voos internacionais, a TACV opera com duas aeronaves Boeing 757, com capacidade para 180 e 200 passageiros.

Quanto à manutenção da nova rota, Nogueira explica que o mercado é quem a determinará. "A nova frequência é definitiva, desde que seja rentável. Sua sustentabilidade quem define é o mercado", esclarece o representante da TACV. "Nenhum voo se sustenta com menos de 60%de ocupação", ressalta.

Para assegurar a segunda frequência semanal, Nogueira informa que a companhia aérea irá manter campanhas publicitárias tanto no Ceará e demais estados do Nordeste, bem como nas cidades emissoras e recebedoras de turistas nordestinos. "Julho e agosto são os meses em que o mercado está mais aquecido para levar e trazer turistas da Europa para o Ceará e vice-versa", ressalta o executivo.

Vendas

De acordo com ele, as vendas dos bilhetes aéreas para os voos das quartas-feiras, já estão disponíveis para reservas e vendas no balcão da TACV, no Aeroporto Pinto Martins e também nas agências de viagens, parceiras da companhia. O preço médio da passagem ida e volta, Fortaleza - Cabo Verde é de US$ 700. Para Lisboa custa US$ 1.030, em média, ida e volta.

Os voos da TACV começaram no Ceará, a partir do incremento da demanda de empresários e pequenas comerciantes (sacoleiras), que cruzavam e ainda cruzam o Atlântico para fazer negócios, comprar confecções, calçados e acessórios em Fortaleza e revender em Cabo Verde.

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário