sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aeroporto projeta até 550 mil passageiros nas férias

Estação de férias promete ser intensa, com acréscimo de até 28% nos passageiros que passarão pelo Pinto Martins.
Infraero considera que tem condições de atender à demanda elevada no terminal para a alta temporada

A alta estação de Fortaleza para este mês de julho promete ser bem movimentada. Somente pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins devem desembarcar entre 500 mil e 550 mil passageiros - número que representa um acréscimo de até 28% em relação a igual período do ano passado, quando chegaram na Capital cearense 427.503 visitantes. O volume de movimentação de cargas também é crescente. De janeiro a maio, já registra aumento de 30% frente aos mesmos meses de 2009. Apesar de já ter superado a capacidade para o terminal de passageiros, de acordo com Sérgio Fernandes Baltoré, superintendente da Infraero, "a expectativa é muito positiva e temos condições de atender com tranquilidade essa demanda". "A economia cearense está muito bem e o turismo vem se desenvolvendo no Estado. O Ceará está crescendo junto com o Brasil", comenta.

Origem


Segundo ele, os turistas devem vir principalmente das regiões Sudeste e Sul. Embora haja previsão de acréscimo na quantidade de voos charters, Baltoré disse que "não tem como prever em que percentual deve acontecer.

A tendência é aumentar, mas a orientação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é tornar esses voos regulares". "Ainda não temos a malha de charter para o próximo mês de julho", acrescenta. Com relação à Delta Airlines, Baltoré informou que a companhia apresenta uma média de 115 passageiros por voo, no primeiro semestre deste ano. A linha está operando com duas frequências semanais.

Balanço

O otimismo ante à movimentação de passageiros no aeroporto cearense durante a próxima alta temporada é corroborado pelos números registrados nos primeiros cinco meses de 2010.

O tráfego de passageiros no Pinto Martins cresceu 27,2% de janeiro a maio, em comparação com igual período do ano anterior. 1.966.805 pessoas passaram pelo local, enquanto que em 2009 foram 1.545.881.

Os dados divulgados pela Infraero atestam que o terminal encontra-se em seu melhor momento, já que se trata do melhor desempenho dos últimos dez anos, inclusive para meses de maio. No quinto mês de 2010, 349.399 passageiros passaram pelo terminal, 20,5% acima do assinalado em maio do ano passado, quando a crise econômica mundial ainda exercia efeitos colaterais sobre o turismo.

As operações domésticas lideram o tráfego de passageiros no aeroporto, com 1.877.152 pessoas embarcando e desembarcando nos primeiros cinco meses deste ano, o que corresponde a mais de 95% da movimentação do período, e supera em 28,9% o tráfego registrado em igual período do ano passado. Já os voos internacionais foram responsáveis pelo trânsito de 89.653 passageiros de janeiro a maio. No mês passado, 317.622 pessoas transitaram em voos domésticos, e 14.910 em internacionais, expansão, respectivamente, de 14,3% e 24% com relação ao quinto mês de 2009.

Cargas aéreas


O aumento no volume de cargas transportada via Pinto Martins é também um termômetro do crescimento da economia cearense, segundo Baltoré. Entre janeiro e maio deste ano, o serviço experimentou um aquecimento de 30% quando comparado com período de 2009.

"Esse aumento na movimentação aérea de cargas é um dos indicativos de que a economia do Estado está indo bem. O Ceará está crescendo junto com o Brasil", reforça o superintendente da Infraero.

MAIOR CAPACIDADE
Obras do novo terminal previstas para julho de 2011

Até o fim do ano, deverá ser concluído o projeto de ampliação do terminal de passageiros de número um do Aeroporto Internacional Pinto Martins. As obras com previsão de início entre junho e julho de 2011 irão aumentar a capacidade de atendimento em 35%, saindo dos atuais 4,2 milhões de pessoas para 9 milhões, até 2014.

O serviço, que continua até 2018, permitirá o recebimento de até 14,2 milhões de passageiros, com a construção do terminal dois. Serão aplicados cerca de R$ 500 milhões. Sérgio Baltoré, superintendente da Infraero explica que "um projeto como esse é demorado. São várias fases que precisam ser cumpridas. Estamos na etapa de confecção do projeto, em seguida a obra será licitada". A capacidade máxima do atual terminal é de 6,2 milhões/ano e o aeroporto recebe em média, 4,2 milhões em igual período.

Jericoacoara

Na próxima semana devem ser anunciadas as vencedoras da licitação para a construção do Aeroporto de Jericoacoara. Segundo Bismarck Maia, secretário de Turismo, a licitação foi dividida em dois lotes: terminal de passageiros e Serviço de combate à incêndios; e pista de pouso e decolagem ". (IM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário