segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ameaça de bomba faz avião da Air France que saiu do Rio para Paris pousar em Recife



Aeroporto foi fechado para pousos e decolagens durante trinta minutos e todos já foram retirados da aeronave - 405 passageiros e 18 tripulantes.

O voo 443 da companhia aérea Air France foi obrigado a pousar no Aeroporto Internacional dos Guararapes às 19h55 da noite deste sábado (10).

Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, o pouso foi motivado por uma suspeita de bomba no avião. A Polícia Federal ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O Boeing 747-428, prefixo F-GITH, havia saído do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, às 16:20 hs.

Diante da suspeita de bomba, segundo a Infraero, são adotadas as medidas previstas no Plano Nacional de Segurança da aviação civil. O aeroporto foi fechado para pousos e decolagens e todos os que estavam no avião foram retirados na aeronave - 405 passageiros e 18 tripulantes. Equipes dos Bombeiros cercaram o local e a Polícia Federal acionou o esquadrão antibombas para investigações. O avião ficou parado na cabeceira da pista, no sentido do litoral.

Vários outros aviões já estavam com os passageiros a bordo quando a direção do aeroporto tomou a decisão de paralisar as operações. Ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiro foram deslocados ao local, mas a medida, em princípio, é preventiva, já que não há notícia de feridos. Não houve explosão, segundo a Polícia Federal.

A ação assustou passageiros que se preparavam para viajar. "Pouco antes de decolar, o comandante avisou que não seria possível seguir viagem, porque um avião da Air France ia pousar com suspeita de bomba", disse o securitário Antônio Barbosa, de 55 anos, que ia embarcar para Salvador em um voo da Avianca. Depois de mais de 30 minutos de espera, os passageiros ficaram nervosos e pediram para descer da aeronave. Eles foram levados de volta à sala de embarque.

Segundo a companhia aérea, a informação de que haveria uma bomba na aeronave, um Boeing 747, chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, que avisou os pilotos. Eles então solicitaram o pouso não programado no Recife. A Air France informa que a aterrissagem aconteceu em segurança e que não recebeu ainda previsão sobre a liberação da aeronave pela Aeronáutica.

Se necessário, diz a assessoria da Air France, os passageiros devem receber hospedagem e auxílio da companhia, conforme previsto pela regulamentação do setor.

O aeroporto ficou fechado por 30 minutos, mas com a situação controlada, os voos foram retomados e o aeroporto voltou a funcionar por volta das 20h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário