segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tap declara amor a Porto Alegre com inicio das operações diretas para Lisboa

Luiz Mór e demais autoridades na cerimônia que marcou o início das operações da Tap em Porto Alegre

Porto Alegre tem, desde a noite de hoje (12/6), voo direto para Lisboa (Portugal), operado pela Tap. A chegada do primeiro voo regular e sem escalas ao Rio Grande do Sul ocorreu à tarde, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, com o batismo da aeronave e um brinde com vinho do porto. Em pleno Dia dos Namorados, todos foram convidados a assinar um painel onde a Tap escreveu que a criação do voo Lisboa-Porto Alegre era "a maior declaração de amor que uma companhia aérea poderia fazer por uma cidade".

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da Tap, Luiz Mór, do diretor da companhia na América do Sul, Mário Carvalho, e do governador Tarso Genro, que regressou a Porto Alegre no voo inaugural, após uma missão internacional a Portugal e Espanha.Também estiveram presentes na solenidade, entre outros, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, o secretário municipal de Turismo, Luiz Moraes, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, a presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon, e o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.

A capital gaúcha é o décimo destino da companhia portuguesa no Brasil, o primeiro na Região Sul do país. A rota terá início com quatro voos semanais entre Porto Alegre e Lisboa, com conexões imediatas para outras 49 cidades europeias. Entre os destinos estão Frankfurt, Munique, Bruxelas, Zagreb, Madri, Barcelona, Paris, Amsterdã, Budapeste, Londres, Roma, Milão, Praga e Estocolmo. A Tap investiu aproximadamente US$ 100 milhões no voo de Porto Alegre.

Serão cerca de dez horas e trinta minutos de viagem, facilitando o percurso dos passageiros que saem das cidades da Região Sul e que precisavam fazer conexões no Rio de Janeiro, em São Paulo, ou outras capitais brasileiras para chegar a Lisboa. Para a empresa, Porto Alegre passará a ser o hub da Tap no Mercosul. "Já voamos para nove cidades no Brasil e Porto Alegre estava fora do mundo globalizado por estar subordinada ao Rio de Janeiro e São Paulo", disse o vice-presidente da Tap.

Segundo ele, com a conexão direta Porto Alegre – Lisboa, a expectativa da companhia é de receber passageiros não somente do Rio Grande do Sul, mas também de Santa Catarina e de países do Mercosul, como Argentina e Uruguai. "Queremos fazer de Porto Alegre a porta de entrada do Cone Sul", afirmou Mór.

O governador Tarso Genro agradeceu a sensibilidade da Tap ao implantar o voo Lisboa-Porto Alegre e declarou que a iniciativa irá desenvolver o turismo e os negócios do Estado. "Porto Alegre passa a ser uma grande plataforma política, econômica e cultural do Cone Sul", ressaltou.

As decolagens da nova rota da Tap ocorrerão às segundas-feiras, quartas-feiras, sábados e domingos. As partidas serão feitas à noite, com chegadas à tarde em Lisboa, evitando congestionamentos nos aeroportos. O voo direto de Porto Alegre com a Europa será feito em um Airbus A330, na configuração 24 lugares na classe executiva e 239 assentos na classe econômica. Na frota total de 55 aviões, a aérea portuguesa tem 12 jatos desse modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário