quarta-feira, 1 de junho de 2011

Onde os VIPs vão desembarcar?

Áerea de desembarque executivo do aeroporto de Fortaleza, o TAG, não será reformado para a copa. Preocupante...


COPA DO MUNDO DE 2014

Foi a maior vergonha da Copa de 2010. Cerca de 600 torcedores, com ingressos comprados, não puderam assistir ao jogo Espanha x Alemanha, pelas semifinais, em Durban. O motivo foi embaraçoso: chegaram tantos jatinhos e voos fretados que não havia mais espaço na pista do aeroporto. Cinco aviões, sem conseguir pousar, tiveram o destino alterado. E dezenas atrasaram o desembarque.

É exagero crer que algo parecido possa acontecer no Mundial de 2014 em Fortaleza, cujos dirigentes que estão à frente da candidatura, no Governo do Estado e na Prefeitura de Fortaleza, desejam sediar jogos importantes? Já se falou até em abertura e semifinal, que demandariam estrutura bem superior a atualmente existente, mas aparentemente acordou-se do sonho mirabolante.

Cabe um parêntese sobre o Aeroporto Internacional Pinto Martins. O equipamento, que hoje funciona próximo do limite de sua capacidade, é dividido em dois setores: o Terminal de Passageiros (TPS), inaugurado em 1998; e o terminal antigo, o Terminal de Aviação Geral (TAG), do outro lado da pista de pouso. O primeiro atende a voos comerciais, enquanto o segundo, a executivos.

Pois bem. A Infraero reformará o Pinto Martins, com investimento de R$ 400 milhões. Será construído um novo terminal e ampliado o atual, que ficará ao lado. Mas o TAG, com papel fundamental na recepção de voos executivos, não será contemplado. É preocupante, pois seleções, dirigentes e visitantes VIPs não desembarcarão no TPS. O que abrirá brecha a vexames como o da Copa de 2010.

Segundo a superintendência da Infraero em Fortaleza, a estrutura do TAG é suficiente. Existem 29 posições de estacionamento para aeronaves executivas, não havendo registro de nenhum evento que tenha exigido a capacidade máxima. Além disso, caso necessário, os pátios do TPS e do Terminal de Cargas poderiam ser usados.

Na ocasião do caos aéreo de Durban, segundo destino turístico sul-africano, o aeroporto recebeu 250 aviões, 150 a mais que num dia normal. Cerca de 40 aeronaves fretadas estacionaram na pista. A reforma do Pinto Martins o deixará preparado para esses números? Teria sido bom às autoridades brasileiras visitar a África do Sul em 2010, para ter noção do tamanho de uma Copa do Mundo.

O Povo.

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